Fernando Haddad participa de ato pela educação na Paraíba

O candidato à vice de Lula falou sobre as transformações que Lula promoveu no Nordeste e sobre as propostas do Plano Lula de Governo para a região

Ricardo Stuckert

Ato pela educação e Lula Presidente

O candidato à vice de Lula, Fernando Haddad, participou na manhã desta quinta-feira (23) de ato pela Educação em João Pessoa, na Paraíba. O evento contou com a presença do atual governador Ricardo Coutinho (PSB), do candidato ao governo João Azevedo (PSB) e de estudantes em apoio à candidatura de Lula. Haddad falou sobre as transformações que o ex-presidente promoveu no Nordeste e sobre os planos para seu terceiro mandato.

Haddad lembrou que o sonho do ex-presidente sempre foi vencer a fome. Em seu primeiro ano de governo, Lula conseguiu estruturar um programa para acabar com a fome no país, e foi reconhecido internacionalmente por isso. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, apontou a centralidade dos programas de acesso à água e convivência com o semiárido: “se não fosse o presidente Lula, Campina Grande teria colapso de falta da água”, disse.

“Talvez justamente por isso fizeram tudo para tirar ele da disputa eleitoral”, disse Haddad. Mas “não contavam com o Papa, não contavam com a ONU. Nós vamos manter nossa mobilização. Não podemos arredar pé. Não estamos fazendo cálculo eleitoral. Estamos fincando o pé no que achamos correto. Lula é candidato”.

Ao falar sobre educação, Haddad contou toda sua trajetória como ministro ao lado de Lula por todo o país, inclusive no Nordeste, onde tiraram o pau de arara e colocaram ônibus escolares para as crianças irem às escolas, criaram creches, escolas técnicas e universidades. “Lula fazia os ministros visitarem todas as cidades pequenas de cada estado e ver a deficiência do local. E era tudo: luz, água e creche. Nós não tínhamos limite para investir em educação”.

Na Paraíba, durante os governos Lula e Dilma, o programa ProUni atendeu 19.840 alunos do ensino superior com bolsas de estudo e outros 47.421 foram beneficiados com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. No ensino técnico e profissional, o Pronatec garantiu vagas para 248.101 jovens paraibanos e a construção de 12 novas escolas no estado.

Haddad afirmou que os planos de Lula para o futuro do Nordeste são muitos, e promissores. Algumas de suas principais preocupações são os jovens e o acesso à educação e ao trabalho. O Plano Emergencial de Trabalho irá retomar as milhares de obras paradas pelo país, gerando empregos e investimentos de forma rápida. “O nosso foco no Plano de Governo é gerar oportunidades de trabalho, temos que gerar reforma tributária e encarar os bancos de frente. Crédito e educação estão na cabeça de Lula e ele quer realizar uma terceira revolução em seu mandato”.

Por lula.com.br