Festival PT 40 anos contará com debates políticos e atrações culturais

Entre os dias 7 e 9 de fevereiro, o Armazém da Utopia, no Centro do Rio de Janeiro, receberá a celebração do Partido dos Trabalhadores, com debates, exposições e feiras

Avançam os preparativos para o Festival PT 40 anos. Em menos de 1 mês, o Partido dos Trabalhadores celebrará seus 40 anos de história. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 7 e 9 de fevereiro e será sediado no Armazém da Utopia, localizado na zona portuária da cidade, próximo ao Centro, à Lapa e a instituições como o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio de Janeiro. A melhor forma de acesso ao Armazém é por meio dos VLTs que cortam toda a região central conectando com ônibus e metrô.

A programação, ainda em montagem, será variada e contará com exibições artísticas, atos políticos, debates, lançamentos de livros, exposições e atividades organizadas pelas Secretarias Setoriais do PT. As atividades com tom político contarão com a presença de figuras simbólicas do partido como o presidente Lula, a presidenta Dilma, Fernando Haddad e a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Baixe aqui o material de redes sociais sobre o Festival

Entre os principais temas em debate estarão: a união das forças progressistas, a democracia em risco no Brasil, a situação mundial complexa da atualidade e as violências contemporâneas. Lideranças do mundo acadêmicos, dos movimentos sociais e de partidos progressistas estarão juntos para apresentar posições inovadoras e que contribuam para a luta política em defesa do povo brasileiro.

Filmes, exposições e feiras

Dentre as atrações já confirmadas, há uma mostra de cinema que irá exibir ao longo de todo o evento filmes que registram os 40 anos do PT, com curtas e longas-metragens. Além disso, o festival conta também com a exibição de curtas sobre a história do PT produzidos pela militância e simpatizantes.

Além disso, o espaço contará com duas exposições que contarão parte importante da história do PT, como a luta pela igualdade racial, o legado dos nossos governos e a nossa trajetória contra as desigualdades.

Quem for ao Armazém também encontrará uma feira com venda de livros, produtos da agricultura familiar e diversas comidas típicas. As barracas serão geridas pelos movimentos e pelos Diretórios Estaduais do PT. O local também contará com espaço para as crianças brincarem e se divertirem.

Na próxima semana, a programação completa será divulgada pela organização junto do cronograma. Será um momento histórico de festa, cultura, militância e encontro. Vamos todos ao Rio de Janeiro entre 7 e 9 de fevereiro.

Da Redação da Agência PT de Notícias