FHC consultou Gilmar Mendes sobre candidatura de Arruda

Em gravação divulgada pela revista Época, Arruda afirmou que o ex-presidente tucano estava “trabalhando” a seu favor

O  ex-presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu ter consultado o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, sobre o julgamento do candidato ao governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PR), noticia a Folha de São Paulo. Mesmo com o voto favorável do ministro, a candidatura de Arruda foi impugnada na noite de ontem (26) por seis votos a um, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Arruda teve sua candidatura negada pelo tribunal com base na Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado por improbidade administrativa no escândalo que ficou conhecido como Mensalão do DEM, investigado em 2009 pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal (PF).

Na tarde de ontem, a Revista Época divulgou vídeos em que Arruda afirmava que o ex-presidente tucano estava “trabalhando” a seu favor para convencer Gilmar Mendes a livrá-lo da impugnação. “Queria (Arruda) que o julgamento ocorresse a tempo de, se favorável, concorrer ao governo de Brasília. Apenas indaguei ao ministro Gilmar se havia chance de isso ocorrer”, justificou FHC.

As filmagens foram gravadas na última quinta-feira (21) e registram uma reunião entre Arruda e apoiadores na casa do advogado Eri Varella. O material passou por perícias do Ministério Público e será encaminhado à Procuradoria-Geral da República. Arruda poderá recorrer da decisão do TSE, no Supremo.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast