“Fidel foi a personificação da revolução”, diz Emir Sader

Sociólogo e outros artistas e intelectuais prestaram sua homenagem ao líder cubano, que morreu ontem aos 90 anos

Além dos parlamentares do PT, intelectuais e artistas também se manifestaram sobre o líder da revolução cubana Fidel Castro, morto na noite de sexta-feira (25). O sociólogo Emir Sader publicou um artigo relembrando de vários atos de Fidel, desde a revolução até o seu governo em Cuba. Para Emir, Fidel foi a personificação da Revolução e do Socialismo.”Sua vida e suas palavras ecoaram sempre como a voz mais forte, mais digna, mais vibrante, com mais esperança e mais coragem que a história conheceu”.

A jornalista Cynara Menezes também escreveu um texto sobre a morte de Fidel. Para ela, com a sua morte, “se vai o penúltimo de uma geração que ensinou ao mundo que era possível se rebelar contra o sistema, que era possível não ficar calado, de cabeça baixa, se resignando com as injustiças, com a miséria, com a fome”.

A jornalista lembra que Fidel foi uma voz dissonante em um mundo que caminha para o pensamento único e hegemônico, liderado pelos Estados Unidos. “Uma voz dissonante em um mundo onde se quer impor o pensamento único de que acumular João Pedro Stedileé o verdadeiro sentido da vida, sem se importar em destruir tudo no caminho. Com erros e acertos, passará à História como um homem valente que lutou a vida inteira por algo que parece em extinção: ideais. Um revolucionário até o fim”, escreveu ela, que escreveu um artigo sobre o líder, lembrando de toda a colaboração de Cuba com a militância no Brasil, sobretudo no aspecto educacional.

“Nosso movimento, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), recebeu a solidariedade permanente e o apoio do povo cubano, com suas escolas técnicas, na Escola Latino-americana de Medicina (Elam), onde se formaram centenas de jovens pobres brasileiros. Recebeu a experiência e o método de alfabetização de adultos (Sim, eu posso!)”.

Fernando Morais, autor do livro “A Ilha”, sobre Cuba e a revolução cubana, também se manifestou, com post nas redes sociais:

Fidel(Juan Gelman)dirán exactamente de fidelgran conductor el que incendió la historia etcéterapero el pueblo lo…

Publicado por Fernando Morais em Sábado, 26 de novembro de 2016

manifestações de pesar pela morte de fidel, ontem à noite, em frente à embaixada cubana em washington (fotos aline piva).

Publicado por Fernando Morais em Domingo, 27 de novembro de 2016

A atleta Ana Moser também comentou:

O músico Tico Santa Cruz fez um post emocionado, lembrando dos pontos positivos da revolução cubana.

Podem falar o que quiser de Cuba. Mas não podem dizer que lá existam analfabetos. Tem um melhores sistemas de saúde do…

Publicado por Tico Santa Cruz em Sábado, 26 de novembro de 2016

Pablo Ortellado:

A atriz Leandra Leal:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast