Fies: 196 mil novos alunos cadastrados

Os novos alunos têm as vagas asseguradas e devem validar o cadastro nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registrou mais de 196 mil novas adesões, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) neste sábado (21). Para o ministro interino, Luiz Cláudio Costa, o número de novos contratos é considerado alto quando comparado a oferta dos demais processos seletivos realizados pelo governo federal.

Somente no primeiro semestre foram preenchidas 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os novos alunos têm as vagas asseguradas e devem validar o cadastro nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos.

Com as novas regras estabelecidas pelo MEC, que entram em vigor dia 30 de março, terão acesso ao financiamento alunos que tiraram nota acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tiraram zero na redação.

Mesmo com a mudança, 2,8 milhões, dos mais de 6,1 milhões que fizeram o Enem este ano atendem aos requisitos.

Cursos com nota 5 terão prioridade nas matrículas, sendo totalmente atendidas. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

Renovações – Além dos novos contratos, o MEC diz que vai garantir todas as renovações do Fies. Segundo o balanço, faltam ainda concluir o processo de aditamento 228.154 dos 1,9 milhão de contratos existentes.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa abrange mais de 1,6 mil instituições.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast