Focus #132: 8 de março de lutas e conquistas

Novas edição da Focus Brasil repercute atos do Dia Internacional da Mulher pelo país e os avanços promovidos pela governo Lula a partir da atuação do Ministério das Mulheres

Divulgação

Leia a edição completa da Focus Brasil, número 132

A nova edição da Focus Brasil, publicação da Fundação Perseu Abramo (FPA), destaca as comemorações e atos que marcaram o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Em reportagem de capa, a revista, de número 132, apresenta os avanços promovidos pelo Ministério da Mulher, recuperado pelo presidente Lula, e as principais pautas da luta das  mulheres contra os retrocessos promovidos pela extrema direita.

“As festividades na entrega da CMB [Casa da Mulher Brasileira] na capital do Piauí traduzem um trabalho de resultados expressivos para tão pouco tempo – que incluiu, muitas vezes, refazer o que havia sido desmontado: o governo já acumula, aproximadamente, 300 iniciativas e projetos de políticas públicas para as mulheres, em preparo ou execução, em diversos ministérios, com propostas que atuam em várias frentes, integrando esforços e investimentos”, aponta reportagem assinada por Isaías Dalle.

Em outra matéria, a cobertura dos atos do dia 8, que ocuparam as ruas das capitais brasileiras. “As mulheres brasileiras saíram à ruas neste 8 de março para dar visibilidade às lutas pelo direito de ficarem vivas, ao aborto legal, à igualdade salarial, por políticas de cuidados, saúde, educação, respeito por sua orientação sexual e dignidade”, diz texto assinado por Rose Silva.

“Não é pouca coisa em um país como o Brasil, que registrou mais de 10 mil casos de feminicídio em nove anos. E onde o racismo acentua as violências contra as mulheres negras, indígenas, pobres e periféricas”, aponta.

Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice trata dos principais desafios do Partido dos Trabalhadores na disputa municipal que se avizinha. Ele lembra que a legenda acaba de completar 44 anos mantendo a liderança na preferência do povo brasileiro, segundo pesquisas de opinião.

Mas faz um alerta: “Apesar de alvissareiro, o resultado para nós petistas se reveste de uma responsabilidade ímpar: como transformar a simpatia popular em votos para o Congresso Nacional, assembleias legislativas e câmara de vereadores”.

“O nosso esforço tem que ter como objetivo estratégico fidelizar esse eleitor para que ampliemos nossas bancadas e a partir do parlamento e sempre ancorado nas bases populares, empreendermos mudanças progressistas na sociedade brasileira”, defende Cantalice.

Leia a edição completa da nova Focus Brasil clicando aqui.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast