Focus Brasil #111: Super ricos vão pagar imposto

Focus repercute o aumento real do salário mínimo, além da proposta de taxação dos super ricos. “Com taxação dos bilionários, Lula busca promover justiça tributária e testa força no Congresso Nacional”, destaca

Leia a nova edição da Focus Brasil

A edição da Focus Brasil desta semana, de número 111, traz a sanção, pelo presidente Lula, do reajuste do salário mínimo, além da proposta do governo de taxar os super ricos. “A pós garantir o aumento real do salário mínimo e a correção da tabela do Imposto de Renda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirma seu compromisso em combater a desigualdade de renda no país”, informa a revista em reportagem de capa. “O governo avança na luta histórica para tornar o sistema tributário brasileiro socialmente mais justo”.

Na outra ponta, a publicação editada pela Fundação Perseu Abramo (FPA) destaca o relatório das desigualdades produzido pela Ação Brasileira de Combate às Desigualdades (ABCD), apresentado ao Congresso na semana passada. Segundo a revista, o documento, “baseado em indicadores de várias instituições públicas, revela detalhes da dura realidade de grande parte da população. No Brasil, 7,5 milhões de pessoas que tentam sobreviver com menos de R$ 150 por mês”.

Na seção Carta ao Leitor, o diretor da FPA Alberto Cantalice analisa as perspectivas da juventude brasileira, sobretudo as de baixa renda. “A espiral de exclusão e a chamada uberização do mercado de trabalho aumentam nos jovens a sensação de que ele está só”, escreve Cantalice. “Essa visão se transforma em revolta e cria uma sensação de que o “sistema” está contra ele”, constata.

Para Cantalice, a superação dessas desigualdades passa pelo fortalecimento da educação. “A escola tem que ser o ambiente agregador que faça a diferença no presente e abra um horizonte de futuro. Papel substantivo tem os institutos federais e as escolas técnicas”, aponta.

Em artigo para a revista, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu, trata da arrecadação dos municípios. “A decisão demagógica de reduzir o ICMS na gestão passada deixou municípios em uma situação de crise. Para enfrentar o problema o governo Lula quer taxar super-ricos e enfrentar estruturas arcaicas”, aponta Dirceu.

“Se isso tivesse sido feito no passado, os prefeitos não estariam com o pires na mão, porque grande parte do que for arrecadado com esses tributos, que defendemos e já tentamos aprovar por mais de décadas, é partilhada com estados e municípios”, argumenta o deputado.

Na área econômica, a linha de crédito de R$ 1 bilhão anunciada pela presidenta do Banco dos BRICS para micro e pequenas empresas é tema de matéria na Focus. “Os recursos serão destinados ao Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI), a ser executado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidido pelo economista Aloizio Mercadante”, noticia a Focus.

Na editoria de cultura, Bia Abramo analisa Retratos Fantasmas, filme de Kleber Mendonça que recupera a história da sala de cinema Cine São Luiz, no Recife. “Obra feita de reminiscências pessoais e coletivas, mais um ensaio cinematográfico sobre o mundo do cinema a partir de uma tela de uma cidade perdida em seu passado e, numa chave muito colada com a sua própria autobiografia como cineasta, roteirista e produtor, de toda essa enorme aventura do cinema contemporâneo de Pernambuco”, escreve Abramo.

Leia a edição completa aqui.