Focus Brasil destaca protagonismo do país na fase decisiva da COP30
Revista mostra como Lula e a diplomacia brasileira conduzem os debates mais sensíveis da conferência
Publicado em
A Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que acontece em Belém, entra em fase decisiva de negociações para o desenho do documento final. Ministros do Meio Ambiente de vários países chegam para a etapa política do encontro, e o presidente Lula retorna nesta quarta-feira (19) à capital paraense para buscar consenso sobre combustíveis fósseis e financiamento climático. O tema é tratado com destaque na revista Focus Brasil, da Fundação Perseu Abramo, em artigo intitulado “Brasil propõe debate sobre texto final em semana decisiva da COP30”.
Ainda nesta quarta-feira, o presidente Lula deverá ter uma reunião com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e também com líderes e representantes da sociedade civil. Na terça-feira (18), a presidência da COP divulgou o primeiro rascunho da decisão sobre os temas polêmicos, que inclui o “mapa do caminho” proposto pelo Brasil para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, com planos de ação, etapas, prazos, metas e definição de recursos.
Outra vitória do Brasil foi ter conseguido colocar em debate, sem entraves, quatro temas que foram embargados nas últimas edições da COP. A saber: o financiamento dos países ricos para os países em desenvolvimento, a elaboração de metas climáticas mais ambiciosas, as medidas comerciais unilaterais e a construção de relatórios de transparência. Esses pontos voltam ao centro da mesa graças à articulação da presidência brasileira.
Leia mais: COP 30: governo Lula destina R$ 126 mi ao Fundo Amazônia
“Decisão mutirão”
A Focus informou, a partir de informações do jornal Folha de S. Paulo, que os quatro itens de discordância na diplomacia climática foram abordados em formato de pacote, como parte da estratégia da presidência brasileira na conferência para acelerar as negociações.
“O documento batizado de ‘decisão mutirão’ aborda ainda a defesa do multilateralismo em um recado não explícito ao boicote de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e também fala da necessidade de engajamento de governos estaduais e municipais, além do setor privado”, publicou a revista.
Além dos quatro temas, outros dois — restrições comerciais com base em questões ambientais e mais transparência nos relatórios de emissões de poluentes — foram identificados como mais sensíveis depois da primeira semana da conferência dedicada às negociações técnicas que construíram os primeiros textos.
“Os governos pediram para que a presidência trouxesse um primeiro rascunho para começarmos a ter decisões mais elaboradas”, declarou a diretora-executiva da COP30, Ana Toni.
Leia mais: Sônia Guajajara anuncia novas demarcações de terras indígenas
COP da verdade, implementação e responsabilidade
A Focus destacou a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin na abertura da plenária de alto nível nesta segunda-feira (17), quando houve consenso entre autoridades brasileiras e internacionais sobre a necessidade de avançar na transição energética e na justiça climática.
“Esta deve ser a conferência da verdade, da implementação e, sobretudo, da responsabilidade. Essa COP deve marcar o início de uma década de aceleração e entrega. O momento em que o discurso se transforma em ação concreta, em que deixamos de debater metas e, todos nós, passamos a cumpri-las”, destacou Alckmin.
Leia mais: PT lança carta de Belém com manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal
A necessidade de triplicar a meta global de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030 foi apontada pelo vice-presidente como demanda urgente. “Estamos aqui para transformar a ambição em resultados e em boas políticas públicas. Nosso dever é garantir que a ação climática global seja guiada pela ética da responsabilidade, uma ética que une ciência, solidariedade, progresso e dignidade.”
Com a diplomacia brasileira conduzindo debates sensíveis e articulando consensos, a COP30 entra em sua reta final com o mundo de olho no que acontece em Belém.
Leia a edição completa da Focus Brasil #216
Da Redação, com Focus Brasil
