Focus Brasil nº 88: a armadilha montada pelo Banco Central

Na nova edição da Focus Brasil, a sabotagem de Campos Neto ao país, com a decisão de manter a maior taxa de juros real do mundo. Leia a repercussão e outras reportagens

A edição de número 88 da Focus Brasil já está disponível (Imagem: Site do PT)

A nova edição da revista Focus Brasil, de número 88, já está disponível para leitura. A reportagem de capa da semana é dedicada à cobertura da decisão do Banco Central pela manutenção da taxa Selic no absurdo patamar de 13,75%. “Campos Neto ignora a realidade e lança o país num caminho perigoso ao manter a Selic nas alturas”, alerta reportagem da revista. “A decisão coloca o Banco Central como um empecilho para o projeto de crescimento inclusivo do país que foi escolhido nas urnas, em outubro de 2022”, destaca a Focus.

Mantendo o tema no radar, a revista repercutiu a participação do Nobel de Economia Joseph Stiglitz no seminário promovido pelo BNDES, no início da semana passada, no Rio de Janeiro. Ignorado pela mídia corporativa, o economista comparou a Selic atual a uma pena de morte. “É o tipo de taxa de juros que vai matar qualquer economia. É impressionante que o Brasil tenha sobrevivido a isso, que seria uma pena de morte”, declarou.

A revista também aborda a volta do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Mais Médicos. “Em mais uma medida para a reconstrução do Brasil, depois de quatro anos de destruição das políticas de bem-estar social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na quarta-feira, 22, no Recife, a medida provisória que recria o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, informa a Focus. “O programa foi desmanchado por Jair Bolsonaro, com perdas crescentes de recursos”, lembra reportagem da publicação.

A Focus apresenta ainda uma entrevista com a senadora do PT Teresa Leitão, na qual defendeu uma revisão do modelo de ensino médio no país adotado pelo governo Temer e mantido por Bolsonaro. “O modelo esvazia e aligeira a abordagem curricular do ensino médio na medida em que retira ou diminui disciplinas de um conteúdo mais amplo, de um conteúdo com capacidade de atuar de uma melhor forma no senso crítico do estudante, na formação para a cidadania, no preparo para o ensino superior”, critica.

Por fim, a Focus chama a atenção para a turbulência econômica causada pela crise bancária americana e europeia e o encontro entre os líderes da China e da Rússia, Xi Jiping e Vladimir Putin em Moscou.

Acesse a edição completa da Focus aqui.

Da Redação, com FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast