Brasil

Fotos inéditas de Lula: O homem que é cara do Brasil em 21 momentos

Autêntico, emotivo, divertido, cativante. Em cada mínimo gesto durante a entrevista de sexta-feira (26), ex-presidente mostra porque ainda é a maior liderança popular da história do país
28/04/2019 12h58 - atualizado em 29/04/2019 10h13

Lula entrou no espaço da Polícia Federal transformado em sala de imprensa pouco antes das 10h da sexta-feira (26). Quatro horas depois, os primeiros trechos da já histórica entrevista eram divulgados pelos jornais Folha de S. Paulo e El País e o inevitável aconteceu: o Brasil, como tem sido praxe desde o final dos anos 70, mais uma vez parou para ver e ouvir o que ele tinha a dizer.

E o que o ex-presidente disse, como era previsto antes mesmo de a coletiva ser autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), reacendeu o amor que milhões de brasileiros e brasileiras cultivam por aquele homem que “superou a fome aos cinco anos de idade e hoje não se curva mais a nada”. 

Não demorou mais que um punhado de minutos para que a fala hábil, o timbre rouco inconfundível, a barba que a maturidade tratou de alinhar e os frenéticos gestos com as mãos estivessem por todas as partes – para o deleite da militância e desespero dos detratores, acuados e constrangidos diante das agora escancaradas motivações políticas que o levaram ao cárcere.

Do Lulaço organizado às pressas em Salvador à uma enorme faixa estendida num cartão-postal do centro de São Paulo, das conversas em família ao debate acalorado em bares e restaurantes, das publicações em perfis pessoais nas redes sociais aos principais jornais e portais do mundo era ele, Lula,  o assunto da vez. Era também a imagem da vez, conforme você verá nesta galeria com 21 fotos inéditas do ex-presidente.

Dois dias após a entrevista ainda é impossível contabilizar os impactos de suas declarações para os próximos desdobramentos políticos do país. Mas uma coisa é certa: a intenção de silenciá-lo e impedi-lo de estar ao lado do povo falhou miseravelmente e Lula segue como a maior liderança política do nosso tempo.

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias

Veja também

Veja também