FPA lança ciclo de debates sobre movimento estudantil

Estão abertas até 24 de agosto as inscrições para o ciclo de debates “Movimento Estudantil, a UNE e o PT: História e Futuro”, realizado e certificado pela Fundação Perseu Abramo

Acervo/UNE

Passeata dos Cem Mil, realizada pelos estudantes e organizada pela UNE durante a ditadura militar

A Fundação Perseu Abramo, ligada ao Partido dos Trabalhadores, lança um ciclo de debates sobre o movimento estudantil. O ciclo é formado por sete webinários transmitidos ao vivo sempre às terças-feiras, às 21h. O debate de lançamento do ciclo será realizado pelo YouTube, em transmissão aberta ao público, no dia 11 de agosto, Dia do Estudante. Os debates seguintes, reservados a inscritos, serão realizados nos dias 25 de agosto; 1, 8, 15, 22 e 29 de setembro; e 6 de outubro. Os links serão divulgados posteriormente por e-mail. Por isso, preencha corretamente seus dados no formulário de inscrição.

Os debates abordarão o movimento estudantil universitário, com foco nas lutas do passado, de hoje e nos desafios do futuro, dialogando com as juventudes progressistas, mas também com a militância que vivenciou a resistência estudantil desde a década de 1960. Pesquisadoras, dirigentes e lideranças que estiveram à frente da UNE nas últimas décadas vão se revezar em cada exposição.

O objetivo é discutir os aspectos históricos que marcaram o movimento estudantil, desde a fundação da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da campanha “O Petróleo É Nosso”, passando pela luta contra ditadura militar, pela campanha das “Diretas Já”, o impeachment de Collor, o neoliberalismo de FHC, os governos Lula e Dilma, até a resistência ao neofascismo de Bolsonaro.

Todas essas lutas democráticas contaram com a participação vanguardista dos movimentos estudantis e da UNE, seja disputando a hegemonia nas universidades, formando quadros e lideranças, organizando e mobilizando a sociedade, muitas vezes sacrificando a vida pela democracia.

Inscreva-se, participe!

Inscreva-se já pelo link: https://bit.ly/CicloMovimentoEstudantil-FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast