Funcionários da ONG de Russomanno são pagos pela Câmara

Três advogados, uma secretária e uma auxiliar de serviços gerais recebem como funcionários do gabinete do deputado federal, Celso Russomanno (PRB)

Cerca de cinco pessoas que trabalham diariamente na ONG do apresentador de TV e deputado federal, Celso Russomanno (PRB), recebem salário como funcionários de seu gabinete do parlamentar. O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Inadec) existe desde 1995 no bairro do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. Russomanno é líder nas pesquisas de intenções de votos para assumir a prefeitura da capital paulista, com 34%.

A ONG foi em 2012 o carro chefe da campanha eleitoral de Rusomanno para a eleição de deputado e deve ser usada também, em 2016, para conquistar votos para assumir a prefeitura do estado. A Inadec atende sem custos consumidores que tenham se sentido lesados por alguma empresa e cadastra associados, que devem pagar ao ano o valor de R$ 40.

Por ser presidente da ONG, o deputado já indicou membros para o conselho deliberativo do Procon-SP, o principal órgão de defesa do consumidor ligado ao governo do estado.

Segundo Russomanno, a organização nunca recebeu nenhuma verba pública, mas em 2010 o parlamentar tentou, por meio de uma emenda, enviar R$ 1,1 milhão à entidade. No entanto, ele recuou após receber críticas.

Silvia Cardozo, Moises Turoli da Silva e Denis Uehara são advogados, trabalham na Inadec e recebem como secretários parlamentares. Marinalva Martins, é faxineira no local, e é mais uma que tem o salário pago pela Câmara. Os valores pagos pela Casa variam de R$ 1.095 a R$ 2.595 por mês.

Uma das funcionárias, também paga pelo gabinete de Celso Russomanno, é Natiare Azevedo. A jovem trabalha de segunda a sexta-feira na TV Record quando o deputado grava seu quadro “Patrulha do Consumidor”.

Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, Natiare postou uma foto com o deputado em uma rede social e o parlamentar respondeu dizendo que tinha sido muito bom conhecê-la. Dois meses após a foto ela foi contratada pela Câmara. A foto não existe mais em seu perfil no Instagram.

Ao veículo, o parlamentar afirmou que Natiare é sua secretária e não tem nada a ver com a produção da Record, mas foi na emissora que a ‘Folha” conseguiu o contato da moça.

Russomanno disse ainda para a reportagem que o imóvel onde funciona a Inadec, na verdade, funciona seu escritório parlamentar e que a Inadec não tem funcionários. Porém, uma funcionária do local afirmou que ali funcionava a Inadec e entregou uma ficha para cadastrar a reclamação.

Da Redação da Agência PT de Notícias