Gleide Andrade: “Conferência Eleitoral mostrou o quanto o PT está vivo e forte”

Em entrevista à TvPT, secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT faz um balanço do evento que preparou a militância do partido para as eleições de 2024

Glória Flügel

Gleide: “Há muito tempo o PT precisava fazer encontros para debater política e a vida nas cidades"

Para a secretária nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, a Conferência Eleitoral PT 2024, realizada em Brasília nos últimos dias 8 e 9, representou um avanço significativa na relação da direção do partido com sua militância.

“As pessoas que vieram até aqui, vieram, se hospedaram e comeram às suas próprias custas. Elas vieram porque queriam muito vir, mesmo. Isso demonstra como o PT está vivo, forte, como as pessoas querem conversar, interagir”, analisou, em entrevista ao Jornal PT Brasil, da TvPT (assista abaixo).

“Esse é  um dado muito importante, sobre o qual temos de refletir. Como as pessoas querem estar com o PT, querem ouvir, querem aprender e estar próximas da direção do partido. Essa conferência marca uma mudança de patamar da militância do PT. É um recado para a direção e foi um experimento muito positivo que fizemos”, completou.

Segundo a secretária, o balanço do encontro, que tinha como objetivo ajudar os pré-candidatos a construir campanhas vitoriosas no próximo ano, não poderia ser mais positivo. Com expectativa inicial de receber 2 mil pessoas, a conferência encerrou as inscrições 10 dias antes do seu início após alcançar a marca de 5.300 inscritos. E, segundo números levantados pela direção do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, mais de 6.500 pessoas passaram pelo evento.

“Mas a conferência foi também um sucesso de qualidade”, ressaltou Gleide. “Há muito tempo o PT precisava fazer encontros para debater política e a vida nas cidades, para saber o que está acontecendo nos nossos governos. As pessoas que vieram ficaram extasiadas com tanta informação e com tanto conhecimento que pôde ser adquirido.”

Aula de Lula e reflexo do partido

A secretária destacou ainda como ponto alto da conferência, o discurso do presidente Lula no ato político de abertura, segundo ela uma verdadeira aula sobre conjuntura política e sobre como ganhar uma eleição.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

“O presidente Lula é um ser à frente do tempo. Como foi bom vê-lo, de maneira simples e pedagógica, explicando que rede social é importante, dinheiro é importante, mas o essencial mesmo é o olho no olho, o mano a mano, a sola de sapato, bater na porta, conversar. Quem ouvir aquela fala com atenção tem tudo para ganhar uma eleição”, avaliou.

A conferência, por fim, foi a síntese do PT, analisou Gleide. “Estava ali o reflexo do PT. Tinha muito povo. Tava ali o sindicalista, o trabalhador rural humilde, a dona de casa, a professora. Foi um encontro amplo, que conseguiu unir desde a nossa base mais simples, a nossa base da igreja, da cidade, do campo, até nossa base que milita em causas que são tão caras e tão importantes para o PT, como as dos LGBTs, da juventude, das mulheres, dos negros. Por isso eu acho que a conferência foi a síntese do PT”, explicou.