Gleisi, Amorim e Pochmann abrem seminário internacional da FPA

Mesa inaugural teve análises sobre a importâncias da eleições de 2018 no cenário brasileiro e internacional

Paulo Pinto

Seminário Internacional Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar

A importância vital dessas eleições após dois anos de um golpe no Brasil e em meio a crises democráticas no mundo todo foi tema de abertura do Seminário “Ameaças à Democracia e a Ordem Multipolar”, realizado pela Fundação Perseu Abramo em São Paulo. Participaram da mesa de abertura o chanceler e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann e Márcio Pochmann, presidente da FPA.

Na visão dos três, a interrupção da política de cooperação internacional iniciada pelos governos Lula e Dilma – na relação com os BRICs e com os países africanos – faz parte de um movimento mais amplo da falência no funcionamento das instituições democráticas no Brasil, culminando na prisão política de Lula e nas manobras para impedi-lo de concorrer às eleições.

Amorim abriu o evento lendo cartas de dois ex-presidentes africanos sobre o caso do ex-presidente. “É chocante ver alguém que fez tanto pelo seu povo e pela cooperação entre países e continentes, privado de sua liberdade. Em 2013, acompanhei sua visita a África e pude percebeu que sua eleição representava o renascimento de uma cooperação entre o Brasil e o povo africano”, escreveu John Kufuor, ex-presidente de Gana de 2001 a 2009.

Na sequência, Gleisi Hoffmann chamou atenção para o rompimento dos três pilares do pacto firmado pela Constituição de 88: reconhecimento dos mínimos direitos sociais, eleições democráticas e soberania nacional. O primeiro, ameaçado pelos cortes promovidos pela Emenda Constitucional 95, e os seguintes pelo golpe que derrubou a presidente eleita e as investidas frequentes do governo usurpador pela venda do patrimônio nacional.

A senadora falou também da preocupação com o andamento do processo democrático. “O fato de Lula não participar das eleições já desestabiliza o processo. Nós estamos vivendo o período mais longevo de democracia na nossa história. Sempre tivemos soluços democráticos intercalados por golpes.”

Um dos formuladores do Plano de Governo do partido, o economista Marcio Pochmann considera o pleito deste ano essencial não só para a retomada de um projeto soberano e progressista, mas para a retomada de uma busca ainda mais ampla por um futuro diferente. “Essa ousadia foi derrotada pelo golpe, mas pode ser superada em até três semanas, quando o cidadão poderá com o seu voto resgatar o projeto de soberania nacional. O brasileiro poderá decidir os seus rumos, não só com a eleição, mas com um projeto de construção de um mundo diferente do que vivemos hoje.”

Estão previstos para o evento debates com pensadores como Carlos Ominami, Massimo D’Alema, José Luis Rodriguez Zapatero e entre outros. Acompanhe ao vivo aqui.

Da redação da Agência PT de notícias