Gleisi é a maior opositora ao governo Bolsonaro, aponta levantamento

Além de comandar o maior partido progressista da América Latina, deputada federal também tem sido grande destaque na Câmara dos Deputados, aponta mapa parlamentar do JOTA

Gustavo Bezerra

Gleisi Hoffmann

Quando está na condição de presidenta Nacional do PT, a postura de Gleisi Hoffmann tem sido condizente à trajetória da legenda de estar sempre ao lado do povo brasileiro. Mas a mandatária do partido vai além e também tem levado a postura aguerrida e o enfrentamento contra os retrocessos para a Câmara dos Deputados, onde acaba de ser eleita a primeira e maior opositora ao desgoverno de Jair Bolsonaro.

A patente foi confirmada com a divulgação nesta quarta-feira (22) do mapa parlamentar do JOTA, ferramenta interativa que faz parte do acompanhamento institucional do portal político e jurídico, e que já conta com mais de 260 mil votos individualizados.

O nome da deputada, de acordo com o levantamento, é o primeiro a ser associado à palavra “oposição” entre todos os demais parlamentares da casa. A ferramenta interativa permite ainda que ao usuário saiba o grau esperado de apoio ao governo dado por cada parlamentar.

Nesse cálculo, Gleisi fechou o ano de 2019 com um índice de apenas 0.11 em um total de 1, fato que confirma sua postura contrária ao projeto antipovo  do governo.

Segundo o JOTA,  o mapa também permite a usuários que solicitem análises sob demanda para temas muito importantes, gerando modelos de predição de voto para casos como a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária. O modelo teve grau de acerto acima de 95% no caso da Previdência.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do JOTA