Gleisi planta araucária no terreno reflorestado pelo MST em Curitiba

Muda é a 118ª plantada na área vizinha à Vigília Lula Livre, uma para cada dia de prisão política do ex-presidente

Eduardo Matysiak

A presidente do PT senadora Gleisi Hoffmann plantou nesta quinta feira uma muda de araucária no terreno vizinho à Vigília Lula Livre que está sendo reflorestado do pela Brigada de Solidariedade do MST. “Essa aqui é a árvore típica do Paraná, que dá o pinhão, fruto de muita caloria e que ajuda muito na alimentação”, disse Gleisi, que nomeou a mudança  homenagem a Dorcelina Folador, ex-militante do MST assassinada em 1999, quando era prefeita de Mundo Novo (MS).

Essa foi a 118ª muda plantada no terreno reflorestado. A missão é plantar uma para cada dia que Lula permanecer como preso político em Curitiba. A área reflorestada tem cerca de 2 mil metros quadrados e fica entre as ruas José Antônio Leprevost e Clara Nunes, ao lado de um colégio municipal. “O terreno é público e estava muito sujo, cheio de entulho de obra e material plástico. Então começamos a limpar e iniciamos o reflorestamento com árvores nativas”, conta Eder Grumowski, coordenador da Brigada.

O terreno é cortado por um córrego, o que reforça a importância da preservação ambiental do local. Um engenheiro florestal do MST avaliou a área e definiu o espaçamento correto entre as mudas das diversas espécies plantadas. “Cabem ali mais umas 40 mudas. Depois continuaremos plantando em outro terreno, uma por dia, até Lula ser solto”, diz Eder.

Assim que o terminarem as férias escolares, a Brigada vai sugerir à diretora da escola vizinha ao terreno que façam juntos ações de educação ambiental. “A intenção é trazer um técnico do MST para falar aos alunos sobre agroflorestas”, adianta. “Vamos propor também pintar o muro da escola”, completa.

Segundo Eder, a agrofloresta é ideal para recuperar áreas danificadas ambientalmente. “Você pega um solo ruim e faz o reflorestamento com vários tipos de mudas. Nesse terreno plantamos incluindo três bananeiras e várias roseiras”, afirma.

Por Luís Lomba, da Agência PT de Notícias, direto de Curitiba