Gleisi reforça relações de cooperação com governo da China

Em reunião com ministra adjunta das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, em Pequim, presidenta PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), alinha interesses estratégicos entre países parceiros

Divulgação

Estreitando laços históricos: a China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil no mundo, além de ambos integrarem o BRICS

‌As relações entre Brasil e China seguem se adensando. Em visita ao Ministério das Relações Exteriores do país asiático, nesta quinta-feira (11), a presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), se reuniu com a ministra adjunta chinesa, Hua Chunying, em Pequim, para deliberar acerca de colaborações estratégicas e interesses benéficos aos dois países sócios. A China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil no mundo, além de ambos integrarem o BRICS.

‌”Esses interesses estratégicos implicam na construção de um multilateralismo para o mundo enfrentar os desafios, na construção de um caminho de desenvolvimento autônomo e soberano para cada um dos países, que possa fazer justiça social para nossos povos, além do tema da transição energética e do desenvolvimento sustentável para a proteção do planeta”, afirma Mônica Valente, ex-presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde de São Paulo (SindSaúde-SP), ex-vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e integrante da delegação do PT na China.

LEIA MAIS: Gleisi e Li Xi reafirmam compromisso de fortalecer intercâmbio entre o PT e o PC Chinês

‌Os temas serão alinhados pelas diplomacias de Brasil e China, nos ambientes apropriados, tais como o G20, o BRICS, o China-Celac e outros foros multilaterais. Os governos dos dois países sinalizaram confluência de interesses em diversas questões estratégicas. Nesse sentido, a reunião da delegação do PT com Chunying serviu também para pavimentar futuras visitas de Estado.

Confira a galeria de fotos abaixo:

‌”Trabalhamos com as perspectivas da vinda do ex-ministro Celso Amorim, assessor internacional do presidente Lula, no mês de maio, aqui para a China. Em junho, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, que vai tratar do projeto da nova indústria da NIB no Brasil. E preparar também a presença do presidente Xi-Jinping, em novembro, no Rio de Janeiro, durante a Cúpula do G20″, revela Valente.

LEIA MAIS: Em Pequim, seminário afirma cooperação de 40 anos entre o PT e o PCCh

‌O Brasil presidirá a Cúpula de líderes do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. São 19 membros, além da União Europeia (UE) e a União Africana (UA). O evento está previsto para os dias 18 e 19.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast