Governador Valadares: Leonardo Monteiro vai criar agência para combater desemprego

Candidato do PT à prefeitura municipal, Leonardo Monteiro defende criar uma agência de emprego na cidade para capacitar os jovens, os desempregados e facilitar busca pelo trabalho formal. “A situação em Valadares é crítica. Tem muito tempo que as empresas mais demitem do que contratam”, afirma. “A situação se agravou durante a pandemia”, adverte

Divulgação

Sindicalista com história de luta em Minas Gerais, tendo sido um fundadores e presidentes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel e Celulose (Sinticel), Leonardo Monteiro é deputado federal pelo PT já em seu quarto mandato consecutivo.

Nas eleições municipais deste ano ele é o candidato do PT à Prefeitura de Governador Valadares, uma das mais importantes cidades e polos regionais de Minas Gerais, com mais de 280 mil habitantes e localizada no Vale do Rio Doce.

Leonardo Monteiro tem como candidata a vice-prefeita a Dra Fátima, do PL, na coligação Por Amor a Valadares, formada pelo PT, PL, Avante, Rede e PCdoB.

Na introdução do seu programa de governo, o candidato petista e os partidos da sua coligação já deixam clara a mensagem de enfrentamento da crise econômica que tomou conta dos países com consequências desastrosas para as nações periféricas como o Brasil e demais países da América Latina.

“O advento da pandemia do novo coronavírus apresentou-nos o desafio de revitalizar o nosso Sistema Único de Saúde (SUS). É preciso acessar os recursos do estado de bem estar social, garantidos em nossa Constituição Federal de 1988, que estão cerceados de maneira genocida, através da PEC 95 (Teto de Gastos) e seus acessórios igualmente nocivos à vida humana como a terceirização, reforma trabalhista e reforma da Previdência”, diz um trecho do texto.

E complementa com um chamado à organização das cidades brasileiras para melhorar as condições de vida do povo:

“É urgente repactuar a capacidade dos estados e, em especial, dos municípios para que tenham capacidade de dar conta de organizar as cidades, zelar pela democracia, a justiça social, desenvolver-se com distribuição de renda, colaborando, assim, para uma vida digna na cidade,para todos”

Combater o desemprego com capacitação e parcerias

Governador Valadares, a exemplo das demais cidades mineiras e de praticamente todo o país, enfrenta uma situação de grave crise econômica devido aos efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus, e sofre já há um tempo com o problema de altas taxas de desemprego.

Para tentar atenuar o problema, Leonardo Monteiro propõe medidas como a capacitação de jovens e de desempregados, através de agência de emprego, além de parcerias com empresas da cidade para ampliar a oferta de novos empregos.

“A situação em Valadares é crítica. Tem muito tempo que as empresas mais demitem do que contratam. Um dado recente do Caged prova isso. Durante a pandemia mais do que o dobro de pessoas foram demitidas em relação às contratadas. Então, a gente precisa mudar isso. Mas como? Sabemos que o pós-pandemia vai trazer uma ressaca forte pra economia da nossa cidade. Aí, a gente precisa usar da nossa experiência para encontrar soluções, né?! Por isso, nós vamos criar uma Agência de Emprego em Valadares para capacitar os jovens, os desempregados e facilitar essa busca pelo trabalho formal, com carteira assinada. Vamos fazer parcerias com as empresas para que essas contratações ocorram”, afirma o candidato petista.

Outra aposta de Leonardo é com relação ao investimento no empreendedorismo como forma de buscar novas soluções para a crise econômica que assola o município:

“Outra questão é investir no empreendedorismo. Então, a gente vai criar uma Agência de Microcrédito pra fomentar a criação de novos MEIs, pequenas empresas, startups. Tudo desburocratizado. Assim, a gente vai transformar os nossos trabalhadores em donos do próprio negócio para melhorar a renda, qualidade de vida”.

Retomar as obras paradas

Outro problema enfrentado na cidade, segundo Leonardo Monteiro, diz respeito às obras de grande importância para a o bem estar e a saúde dos moradores de Governador Valadares que se encontram totalmente paralisadas.

“Vamos retomar as obras. Valadares está com muita obra parada: captação de água no Rio Corrente, Estação de Tratamento de Esgoto, Hospital Regional, pavimentação de ruas, distritos, retomar a construção de moradias, recuperar os nossos patrimônios, como a Açucareira, o Teatro Atiaia. Enfim, tem muita obra para fazer e isso vai gerar bastante emprego e retomar o desenvolvimento da nossa amada Valadares”, enfatiza Leonardo.

Clique aqui para ler o programa de governo da coligação “Por Amor a Valadares”

Da Redação, com assessoria de campanha