Governadores acertam fornecimento de vacinas e insumos com a China
Em reunião com os governadores, o embaixador da China informou a liberação de novos lotes de insumos para produzir 16,6 milhões de doses da CoronaVac AstraZeneca
Publicado em
Em reunião com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, nesta quinta-feira, 20, os governadores asseguraram novos lotes de IFA para a produção de 16,6 milhões de doses da CoronaVac e da vacina da AstraZeneca. Participaram da reunião os governadores do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), de São Paulo, João Doria (PSDB), do Piauí, Wellington Dias (PT), e do Amapá, Waldez Góes (PDT).
“Na conversa com o Fórum dos Governadores informei a liberação dos novos lotes de IFA para produzir, no total, 16,6 milhões de doses da CoronaVac e da vacina AstraZeneca, que chegarão ao Brasil nos próximos dias. A China, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida com a parceria de vacinas”, disse o embaixador”, afirmou o embaixador chinês em seu perfil de Twitter.
Segundo o governador Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Consórcio Nordeste, ficou acertado o esforço para manter um cronograma de entregas, como previsão de dois lotes para Fiocruz este mês, parte no próximo dia 25 e outra no dia 29, totalizando IFA (insumos) para 12.000.000 de doses da AstraZeneca e mais 3.000 litros no dia 26 para o Butatan para produção de 4.000.000 doses.
Na conversa com o Fórum dos Governadores informei a liberação dos novos lotes de IFA pra produzir no total 16. 6 milhões de doses da Coronavac e Vacina AstraZeneca, que chegarão no?? nos próximos dias. A??, fraterna com o povo brasileiro, está comprometida em parceria de vacinas. pic.twitter.com/RZ7NKMvKUi
— Yang Wanming (@WanmingYang) May 20, 2021
Ainda de acordo com Dias, o embaixador e o governo da China, juntamente com as empresas, tratarão de agilizar um cronograma para mais fornecimento de 7.000 litros de IFA, ou mais cerca de 10.000.000 de doses, da vacina Coronavac. O mesmo esforço será feito para atender um cronograma de entrega de cerca de 100.000.000 de doses para os laboratórios da Fiocruz e do Butantan, até setembro/21.
Os governadores solicitaram entrega de vacina pronta, ficando a Embaixada de tratar sobre pleito de mais doses da Coronavac e cerca de 30 milhões de doses pela SinoPharm, aprovada pela OMS e que já pode ser usada no Brasil. O embaixador, por sua vez, pediu apoio dos governadores para a tramitação célere de outras vacinas que estão na aguardando aprovação da Anvisa, entre elas a Cansino.
Os governadores manifestaram a posição de respeito pelo embaixador, pela China e pelo povo chinês, e a gratidão pelas cerca de 100 milhões de doses das vacinas Astrazeneca e Sinovac, através da Fiocruz e do Butantan. De acordo com os governadores, esse volume representa entrega para o Brasil de cerca de 1/4 das vacinas fornecidas para 101 países do mundo – cerca de 380 milhões de doses.
Enquanto isso …
Enquanto ocorria a reunião, o presidente do país, Jair Bolsonaro promovia nova investida eleitoral no Nordeste, desta vez no estado do Piauí, utilizando estrutura e dinheiro público. Ao mesmo tempo, seus representantes na CPI da Covid promoviam ataques aos governadores, com base em informações falsas e fora de contexto.
O resultado da reunião com o representante da China evidencia a importância do Consórcio Nordeste e da organização dos governadores e seu papel na defesa da saúde e dos brasileiros. A reunião também contribui para reafirmar as boas relações diplomáticos do Brasil com a China, principal fornecedora de insumos e vacinas ao país.
Um vídeo exibido em sessão da CPI da Covid no Senado Federal hoje foi gravado em abril de 2020 e, ao contrário do que foi dito, não está receitando cloroquina, mas afirmando o compromisso do Governo do Piauí de manter o abastecimento de medicamentos nas farmácias dos hospitais.
— Wellington Dias (@wdiaspi) May 20, 2021
Da Redação