Governo agoniza, compra votos e sai ainda mais fraco de votação

Para deputados do PT na Câmara, ao utilizar dinheiro público para se manter no poder, Temer perdeu toda a legitimidade e deve sangrar até o fim

Lula Marques/Agência PT

Deputados protestam contra presidente golpista

Em votação nominal, o plenário da Câmara decidiu pela não aceitação da denúncia do ex-procurador-Geral Rodrigo Janot nesta quarta-feira (25) contra o presidente usurpador Michel Temer (PMDB).

Apesar do resultado favorável ao governo, a oposição teve ao menos duas vitórias: pela manhã, conseguiu adiar o início da sessão, aumentando o desgaste do governo. Além disso, o governo reduziu em mais de dez votos sua base de apoio em relação à primeira denúncia.

O placar, dessa vez, foi de 251 a favor de Temer e 233 contrários. Em agosto, Temer havia conquistado 263 favoráveis, e 227 contrários.

Mais uma vez, o Congresso Nacional trai a vontade do povo brasileiro e salva Temer de ser investigado por seus crimes de corrupção. Uma vergonha!

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Dessa forma, o governo Temer sai enfraquecido dessa votação e, segundo deputados do PT, deve sangrar até o fim de 2018, com dificuldade para aprovar seus projetos. “O governo teve de gastar bilhões para contentar a base para um resultado que é simplesmente se manter no poder”, afirma o líder do PT na Câmara Carlos Zarattini (PT-SP).

Durante todo o processo de votação, deputados denunciaram a compra de votos por meio de emendas, cargos e projetos de lei que o beneficiam. É o caso do Refis, que perdoou dívidas bilionárias, tendo alguns deputados, inclusive, como beneficiários. “Se viu que ele comprou votos, e perdeu a condição de governar”, afirma o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Para José Guimarães (PT-CE), líder da minoria na Câmara, o governo não conseguirá votar mais nada até o fim de seu mandato. “O governo acabou com o seu capital político. Os 400 votos que tinha se resume a 200 e poucos”, ressalta.

O dia foi de resistência. A primeira sessão foi aberta às 9h mas, em uma vitória da oposição, foi encerrada por volta das 14h sem a presença mínima de 342 deputados para iniciar a votação. Assim, o presidente da Câmara Rodrigo Maia teve de abrir uma nova sessão, e a votação só foi iniciada às 19h, aumentando o desgaste do presidente golpista. Guimarães, líder da minoria, ressaltou a unidade da oposição em sua atuação e afirmou que, apesar da batalha perdida, a guerra continua.

O deputado Wadih Damous (PT-RJ) prevê uma crise de legitimidade nas ruas. Para ele, o resultado sinaliza que a corrupção vai continuar com o aval da Câmara. “A crise deve se aprofundar e isso vai se refletir nas ruas. Já tá passando dos limites uma situação em que direitos estão sendo esfarelados e não há qualquer perspectiva”, diz ele. O deputado Patrus Ananias  (PT-MG) afirma que o governo vive uma crise institucional generalizada. “O país vai continuar a ter um governo agonizante. Governo que não faz outra coisa senão se defender utilizando dinheiro público”, explica.

Esse governo em frangalhos deve favorecer sua principal base de apoio, que é a bancada ruralista, segundo o deputado Nilto Tatto (PT-SP). Temer deve continuar com a pauta que já vem colocando em prática, mas intensificando sobretudo sobre a legislação, aponta.

“O governo tem uma dívida a pagar com a bancada ruralista e, por isso, deve se tornar mais conservador ainda”, explica.

“Essas pautas contra meio-ambiente, contra populações tradicionais e contra a reforma agrária tendem a avançar. O próprio orçamento já reflete a paralisação dos programas sociais como um todo e, agora, devem avançar mudanças na legislação”, explica.

Para a deputada Margarida Salomão, o momento é de intensificar a luta política. Segundo ela, há um desânimo geral nas ruas não porque a população não esteja indignada, mas porque a opção à Temer é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), que também encampa uma agenda neoliberal e de retirada de direitos.

“Esse governo não tem mais capacidade política de articulação com a sociedade em razão da falta de credibilidade. Se sustenta pelo fisiologismo”, aponta o líder da oposição no Congresso, deputado Décio Lima (PT-SC).

Veja o que outros parlamentares do PT falaram sobre o resultado da votação na Câmara que livrou Temer de ser investigado pelo STF:

 

“Se os corruptos votam sim, eu voto não. Eu voto não em defesa do povo brasileiro, voto não contra a compra de votos, voto não contra as reformas que retiram direitos. Eu voto não a Michel Temer que é inaceitável!”

Publicado por Erika Kokay em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

 

A negociata, como o esperado, deu resultado: Temer escapou, mas seguirá como um pato manco, refém da extorsão parlamentar e sem qualquer influência política.

Publicado por Humberto Costa em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

 

Infelizmente a covardia e as negociatas de um governo golpista e corrupto tiveram mais um vitória. Como pode um…

Publicado por Pedro Uczai em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

 

Depois de salvar Temer, mais uma vez, agora a meta dos golpistas é aprovar a Reforma da Previdência. Só a mobilização do…

Publicado por Helder Salomão em Quinta-feira, 26 de outubro de 2017

 

Aos que acompanharam a votação da denúncia contra Temer aqui em Brasília. Meu muito obrigado a todos que enviaram centenas de mensagens de apoio pela nossa atuação em defesa do Brasil. Foi gratificante receber tanto apoio dos cearenses que acompanharam a sessão de votação da denúncia contra Temer. Perdemos por 251 a 233 votos, mas a unidade das oposições e o apoio recebido me enche de esperança. Continuarei sempre ao lado do povo cearense e do Brasil na defesa da democracia, da soberania e por nenhum direito a menos. Estou muito cansado mas feliz e sempre ao lado do povo.

Publicado por Deputado José Guimarães em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Não foi contra corrupção.Não foi por Justiça.Sempre soubemos que era golpe! #ForaTemer

Publicado por Moema Gramacho em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Pela segunda vez voto contra Temer! Coerência e dignidade na política!

Publicado por Waldenor Pereira em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

"Eu só peço a DeusQue a mentira não me seja indiferenteSe um só traidor tem mais poder que um povoQue este povo não esqueça facilmente".Citando a música de Mercedes Sosa composta por Leon Gieco, Adelmo faz uma bonita defesa de seu voto NÃO ao relatório aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recomenda a rejeição da denúncia contra o presidente Michel Temer. Infelizmente, mais uma vez, o golpista conseguiu comprar o arquivamento de seu processo! Conheça a música citada pelo Deputado: https://www.youtube.com/watch?v=tz9AqH-Mqu8 #ParaSalvaroBrasilForaTemer

Publicado por Adelmo Carneiro Leão em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Não ao governo que corta recursos em áreas estratégicas comprometendo o presente e o futuro do País.#PraSalvarOBrasilForaTemer

Publicado por Raimundo Angelim em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Couto faz protesto e vota contra Temer, mas Câmara rejeita 2ª denúnciaO deputado federal paraibano Luiz Couto (PT)…

Publicado por Luiz Couto em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Deputados do RJ que votaram para livrar Temer da segunda investigação

Publicado por Chico D'Angelo em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Eu sempre estarei ao lado do povo. Sem recuar, sem cair, sem TEMER

Publicado por Leo de Brito em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Publicado por Beto Faro em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Corrupção impera e ajuda a escrever mais uma página vergonhosa da política brasileira.

Publicado por Elmano de Freitas em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

José Mentor votou NÃO!!!

O voto do deputado José Mentor foi contra o golpe e a favor dos direitos que estão sendo roubados do povo brasileiro. #JoséMentor Saiba mais em bit.ly/2iChfdX

Publicado por José Mentor em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

#Votei contra #Temer e seu deputado?

Publicado por Afonso Florence em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Publicado por Elvino Bohn Gass em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Mais uma vez contra o Teatro dos Vampiros, Luizianne vota contra o relatório do PSDB que salva o presidente golpista Michel Temer! #ForaTemer

Publicado por Luizianne Lins em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Veja a análise de Lindbergh sobre a votação na Câmara sobre o Temer

Publicado por Lindbergh Farias em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Votei pela Bahia, pelos sertanejos e por todo povo sofrido do meu querido estado, que não aguenta mais aumentos sucessivos de preços e perda de direitos sociais. Votei contra Temer. A luta ainda não acabou! Confira, na íntegra, como foi o meu voto. #foratemer #vamoganhar

Publicado por Luiz Caetano em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Votei contra o arquivamento da denúncia de formação de quadrilha do presidente Michel Temer

Publicado por Enio Verri em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

CÂMARA SALVA TEMER E DERROTA O BRASIL Comprando votos, distribuindo cargos e perdoando dívida dos ruralistas e de…

Publicado por Paulo Pimenta em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Camara engaveta a denuncia contra Temer. Uma vergonha! Governo ja nao tem maioria nem votos para mudar a previdencia.

Publicado por Paulo Teixeira em Quarta-feira, 25 de outubro de 2017

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast