Governo investe R$ 7,6 bi para atender pessoas com deficiências

No País, um quarto da população enfrenta algum tipo de dificuldade de locomoção

No Brasil, uma a cada quatro pessoas enfrenta algum tipo de dificuldade de locomoção, integração no mercado de trabalho ou de inserção social. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram a existência de mais de 45 milhões de pessoas nessa situação.

Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma série de eventos acontecem em diversas cidades do País para conscientizar a população sobre a importância do atendimento a esse público.

Para garantir-lhes atenção, o governo federal lançou o programa Viver Sem Limites. Trata-se de ações integradas desenvolvidas por 15 áreas do governo, desde 2011, na qual serão investidos, ao todo R$ 7,6 bilhões.

As iniciativas têm o objetivo de promover a ampliação de oportunidades e a equiparações de direitos para essa população por meio de capacitação profissional, acesso a linhas de crédito para a compra de imóveis e de estruturas de acessibilidade, que vão desde a aquisição de cadeiras de rodas motorizadas e automóveis adaptados até softwares para comunicação alternativa.

“A ideia de criar um programa de inclusão de pessoas com deficiência na Presidência da República é estimulada pela necessidade de valorização das pessoas com deficiência como protagonistas da sua própria história”, afirma Lais Carvalho Lopes, da Secretaria Geral da Presidência.

“A gente pretende que esse processo se fortaleça e que nos próximos anos a gente tenha cada vez mais pessoas com deficiência trabalhando nas diversas funções, trazendo sua competência para o ambiente profissional e transformando a sociedade num ambiente realmente mais inclusivo”, destaca.

Da Redação da Agência PT, com informações da Agência Brasil