I Festival Elas Por Elas comemora um ano

Evento de três dias reuniu mais de 600 mulheres e marcou o projeto do PT que impulsiona e incentiva candidaturas femininas

Thais Gobbo

Mesa de abertura do Festival Elas por Elas

Nesta semana, o projeto Elas Por Elas comemora um ano do I Festival realizado pelas secretarias nacionais de Mulheres e de Cultura do Partido dos Trabalhadores, em Natal, Rio Grande do Norte. Na época, participaram do festival 600 representantes de mais de 20 estados brasileiros.

O Rio Grande do Norte foi escolhido como palco do Festival Elas por Elas por ter sido o único estado brasileiro a eleger uma mulher, a petista Fátima Bezerra para o governo.  O objetivo foi debater a participação das mulheres na política e promover o empoderamento feminino unindo as diversas expressões e formas de resistência que caracterizam o Brasil.

A mesa de abertura foi sobre a participação das mulheres na política e empoderamento feminino. E a longo dos quatro dias contou com atrações culturais de mais de 20 estados brasileiros, além de oficinas, mesas, debates e shows.

O Partido dos Trabalhadores é pioneiro na luta por paridade de gênero na política. Essa igualdade é um princípio do PT, que elegeu a primeira mulher presidenta da república, Dilma Rousseff. No encontro, as lideranças femininas do PT reiteraram a importância das políticas adotadas pelo Partido e a importância de ampliar ainda mais esse debate.

Participaram do encontro a presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, a secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e as deputadas federais Natália Bonavides (RN) e Benedita da Silva (RJ), dentre outras convidadas.

No segundo dia, o poder transformador da cultura para a sociedade e os passos necessários para conquistar um futuro melhor com liberdade, justiça e igualdade foram os temas que marcaram os debates. Por fim, mulheres, trabalho e economia marcaram a pauta do último dia desse Festival Elas Por Elas, que foi um grande marco na mobilização das mulheres dentro do PT.

Eleições 2020

Em 2018, o projeto Elas Por Elas conseguiu eleger a maior bancada feminina da história do PT na Câmara Federal. E agora avança para potencializar, instrumentalizar e incentivar as candidaturas femininas nas eleições municipais. Dezenas de articuladoras e comunicadoras estão presentes no país inteiro para auxiliar as pré-candidaturas femininas a seguirem em frente na ocupação do espaço político, mesmo em um momento tão complexo que o país está passando.

“Acreditamos no potencial das mulheres e na urgente necessidade de ocuparmos mais espaço na política, por uma sociedade mais democrática e até pela própria sobrevivência da humanidade”, reforça Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT.

As pré-candidatas já contam com a plataforma Elas Por Elas e têm total apoio da estrutura da Secretaria Nacional de Mulheres do PT para avançar em suas pré-candidaturas. Atualmente, o Partido dos Trabalhadores possui pré-candidatas a prefeita em todos os Estados e mais de 5 mil pré-candidatas a vereadora.