Inflação com Lula e Dilma é menor que com FHC, lembra Aníbal Diniz
Senador lembrou que durante os governos do PT a inflação se mantém abaixo das taxas constatadas em administrações anteriores, como a do PSDB
Publicado em
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) destacou, nesta terça-feira (1), o papel dos governos Lula e Dilma como guardiães do Plano real e da estabilidade da moeda. Em aparte ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), ele elogiou o reconhecimento do tucano ao ex-presidente Itamar Franco, em cujo governo foi implementado o plano que efetivamente debelou a inflação.
Ele também lembrou que coube ao PSDB cuidar dessa conquista por oito anos. “Mas nos últimos 12 anos têm sido os governos Lula e Dilma que têm assegurado a estabilidade, com taxas médias de inflação inferiores a períodos anteriores”, afirmou o petista.
Ele lembrou que além de trabalhar permanentemente para garantir a estabilidade da economia, os governos do PT também foram vitoriosos na tarefa de melhorar a condição de vida do povo. “Tanto no que diz respeito à elevação de milhões de brasileiros, que saíram da condição de pobreza absoluta para uma condição de dignidade social, quanto na busca de elevar as nossas reservas cambiais”, afirmou.
“Ao longo desses 12 anos, aliás, já se multiplicaram pelo menos por 10 vezes as reservas cambiais da época em que o PSDB estava no Governo”, completou.
O senador acriano lembrou que o Plano Real representa uma conquista que deve ser cuidada permanentemente. “Para não permitir que volte a inflação, que é algo absolutamente catastrófico para o povo brasileiro”, alertou.
Para Aníbal, o fundamental é partir de vitórias como essa para planejar o futuro. “Temos que planejar o Brasil que nós queremos e definir quais os passos que a gente deve dar para fazer um País cada vez melhor para todos os brasileiros”.
Da Redação da Agência PT, com informações do PT no Senado