Inflação em maio é 74% menor que de abril

É o que mostra comparação entre primeiro IPC-S medido pelo Ibre/IBGE em maio com a primeira medida do mês anterior (8 de abril)

Pesquisa realizada na primeira semana de maio mostra que a inflação registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) foi bem menor que a primeira leitura de abril, anunciada no dia 7 daquele mês. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda comparativa entre as duas medições pode revelar uma tendência de nova queda nas medições da inflação neste mês. Na sexta-feira (8), o IBGE anunciou um IPC-S de 0,7%, contra o índice de 1,22% da primeira medição de abril (dia 8 daquele mês).

A diferença entre os valores obtidos em abril e maio – de 0,52 ponto percentual –, representa uma desaceleração superior a 74% no indicador, que já vinha caindo. Na última semana de março ficou em 1,41%.

Aparentemente, quando comparado ao resultado do IPC-S da última semana de abril (0,61% no dia 30), o dado de sexta-feira mostra um pequeno avanço (de -0,09 ponto percentual). No comparativo com igual período do mês anterior, no entanto, é que aparece a desaceleração.

Segundo explicação do Ibre, o IPC-S é o índice que detecta com maior agilidade as mudanças na trajetória dos preços em sete capitais do país (Salvador, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo).

Em duas delas, Brasília e Rio de Janeiro, houve queda no índice na primeira semana de abril. No Rio, caiu de 0,78% para 0,67%; e, em Brasília, de 0,56% para 0,54%. As capitais federais (a atual e a anterior) lideraram a corrida dos preços para baixo.

Nas outras cinco regiões, o IPC mostrou elevação: em Salvador, passou de 0,93% para 1,03%; Belo Horizonte, de 0,58% para 0,86%; Recife, de 0,65% para 0,85%; Porto Alegre, de 0,3% para 0,58%; e São Paulo, de 0,56% para 0,62%.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias