Janaína Oliveira: A coragem da mulher paraense ganha o país 

Conheça a secretária nacional LGBT do PT e sua trajetória

Da Redação, Agência Todas

Filha das terras da região Norte, Janaína Oliveira, 38, nasceu no Pará, viveu uma parte da adolescência no Maranhão, mas onde se firmou mesmo foi em Belém – PA. Hoje, ela é secretária nacional LGBT do PT, mas o chão que ela trilhou para chegar até aqui foi longo. 

Nascida em uma família tradicional heteronormativa, ela vivia com a mãe, o pai, quatro irmãos e uma avó que, hoje, já não está mais entre nós. Mas que fez muita diferença na vida dela e na forma como ela se relaciona com as pessoas. 

Na juventude, em São Luiz do Maranhão, Janaína participava das atividades com a juventude da igreja católica — momento que começou a despertar para outros debates sociais. Quando retornou a Belém, foi o movimento estudantil secundarista que a levou para a práxis da política e da luta por direitos. Diferentemente de muitas trajetórias, Janaína começou tendo aversão a partidos políticos, mas sem abrir mão das lutas. Chegou até a disputar e vencer a presidência do CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) contra a Juventude do PT na época. 

No entanto, um fato marcante viria a transformar essa linha negativa de pensamento em relação a partidos. Foi a construção do Fórum Social no Pará, em 2009, que levou Janaína a ter mais contato com companheiros e companheiras do PT e, consequentemente, compreender o projeto político do partido. A criação do núcleo nacional de jovens negros e negras do PT, a JN13, despertou o encantamento da militante e consolidou a filiação.

Enquanto várias mudanças ocorriam na forma que Janaína lia e relia a vida política e da sociedade, uma outra transformação caminhava junto com esse momento de intensas descobertas. Janaína ainda negava sua própria identidade, mas começava a notar que não compunha a “caixinha da normalidade” heteronormativa e até se forçava a tentar relações heterossexuais. Assim como várias trajetórias LGBT, ela acreditava ser muito mais fácil negar a verdade do próprio eu do que ser vista como uma aberração. Na família, apenas um irmão e a avó sabiam da verdade. E foi para a avó que Janaína contou que estava indo morar com a companheira, com quem está junta até hoje, há quase 20 anos. 

A saída do armário foi traumática e deixou marcas na vida de Janaína ao ponto de sua mãe ser “alertada” sobre o “tipo de pessoa” que ela era. Ou seja, mulher lésbica. Portanto, permanecer na própria casa não era mais uma opção. Com uma rede de apoio e amigos, ela contou com pessoas para ser acolhida nesse grande passo da vida e não ter como única opção a rua — como acontece com a maioria dos LGBTs. 

Dentro do PT, a jornada da militância continuou. No partido, ela teve a oportunidade de ser da executiva nacional da JPT, coordenadora da setorial LGBT e hoje é Secretária Nacional LGBT do PT. Foi nos espaço de organização da juventude, LGBT e de combate ao racismo que ela transformou sua visão de mundo e percebeu o papel do partido na vida das pessoas e no diálogo com os movimentos sociais. 

“Esse processo de ajudar a construir um projeto cada vez mais inclusivo, me faz ter muito orgulho do PT”, Janaína Oliveira

Dentre os momentos marcantes de sua vida, está o encontro com sua companheira e a certeza que ninguém iria separá-las. Quando decidiram viver juntas aos 19 anos, optaram por seguir a vida que escolheram para si diante de um mundo hostil e uma sociedade preconceituosa. Hoje estudante de Direito e com o sonho de adotar uma criança, Janaína também tem orgulho de viver sem ter vergonha de quem é, muito menos de quem ama. É esse traço de coragem, determinação e a luta por uma sociedade mais livre que faz seus passos seguirem adiante.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast