Área PT

Jaques Wagner

Jaques Wagner nasceu no Rio de Janeiro, em 1951, mas construiu sua carreira política em Salvador. Foi do diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia Civil da PUC-RJ, mas em razão de sua militância política teve que abandonar o curso durante o regime militar. Em 2018 recebeu 35,7% dos votos e afirmou que atuará no combate às desigualdades e por uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Foi diretor e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica da Bahia e um dos fundadores do PT e da CUT no estado, em 1980. De 1990 a 1998, foi deputado federal. No primeiro governo do ex-presidente Lula, foi nomeado ministro do Trabalho. Em 2005, assumiu o cargo de ministro das Relações Institucionais. Wagner foi eleito governador da Bahia em 2006, reelegendo-se para mais quatro anos no pleito seguinte. Em 2015, no segundo de governo Dilma Rousseff, foi ministro da Defesa e da Casa Civil. Deixou o governo no início de 2016, quando a presidente foi afastada do cargo por impeachment.