José Américo pede fim da aprovação automática nas escolas de São Paulo

Para o deputado, a progressão continuada gera um verdadeiro “caos” na educação, onde alunos com diploma correm o risco de continuarem analfabetos após anos de frequência escolar

O deputado estadual José Américo Dias (PT-SP) protocolou nesta semana um projeto de lei para acabar com a aprovação automática de alunos da rede pública de ensino de São Paulo. A proposta 857/2015 altera a avaliação do aluno, tornando-a contínua e cumulativa em notas aplicadas em provas bimestrais, com a aprovação submetida a média nas disciplinas de Português e Matemática.

“A figura da progressão continuada nas escolas estaduais gera um verdadeiro caos na educação, onde alunos com diploma correm o risco de continuarem analfabetos após anos de frequência escolar”, disse José Américo.

De acordo com o projeto, o aluno terá ainda aulas de reforço em ambas disciplinas para provas de recuperação, caso não consiga a média durante o ano letivo. O texto estabelece também as aulas de reforço ministradas de acordo com o horário a ser definido pela direção de cada escola.

Ao final de cada ano, a nota e o rendimento do aluno atribuído pelo professor serão apreciados pelo Conselho de Classe, formado pelos professores da turma, pela direção e a equipe pedagógica de cada escola.

“Vamos organizar um amplo debate e audiências públicas com professores, educadores, sindicatos e pais de alunos. O fim da aprovação automática nas escolas do Estado é um desejo da maioria dos paulistas”, afirmou o deputado José Américo.

Da Redação da Agência PT de Notícias