JPT: Somos mais que “rostinhos bonitos” e exigimos respeito!

Nota de repúdio e solidariedade da Secretaria Nacional de Juventude do PT as ofensas machistas e sexistas recebidas pela vereadora Iasmin Roloff (RS).

A Direção Nacional de Juventude do PT (JPT) vem por meio desta repudiar a eleição machista da mesa diretora da Câmara Municipal de Canguçu (RS), onde a jovem vereadora petista, única mulher eleita em 2020, Iasmin Roloff foi indicada 2° vice presidenta com o intuito de “embelezar” a mesa.

Iasmin é a única vereadora de esquerda e se candidatou à presidência da Casa, num
movimento de oposição à base governista que ocupa 8 das 15 cadeiras da Câmara. Numa votação de protesto e com objetivo de humilhar Roloff, pelo menos 3 vereadores votaram e elegeram a vereadora para um cargo que ela se quer se candidatou com a desculpa, nada política, de usar a presença dela na mesa diretora para deixá-la mais bonita.

Mulheres não ocupam a política para embelezar os espaços, nem tampouco são eleitas por seus rostos bonitos. Quando uma mulher desafia as estruturas machistas da política brasileira ela faz isso não apenas por ela, mas por todas, que precisam de representação real e feminista no 5° país mais perigoso para as mulheres no mundo.

No último ano o Partido dos Trabalhadores (PT) elegeu o maior número de jovens mulheres negras vereadoras, além de mais que dobrar seu número de jovens mulheres eleitas de modo geral. Sendo assim, a JPT não pode e nem vai se furtar de defender e se solidarizar com as violências políticas de gênero que nossas jovens eleitas vêm passando.

Exigimos que a comissão de ética da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu julgue as atitudes machistas e sexistas dos vereadores envolvidos e nos solidarizamos nos colocando totalmente a disposição da vereadora Iasmin Roloff.

Machistas não irão nos calar ou coagir! Resistiremos e seguiremos fazendo política!

Direção Nacional de Juventude do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast