Juventude reforça apoio a Lula com criação de comitê em SP

Ato realizado na Praça Roosevelt nesta quinta-feira (23) teve participação da militância jovem de diversos partidos e movimentos sociais

Isa Luchtenberg

Juventude se reúne em defesa de Lula na Praça Roosevelt

O resultado de duas das mais importantes pesquisas de intenção de voto do país (Ibope e Datafolha) divulgadas durante esta semana afastaram de vez qualquer suspeita sobre quem é o candidato escolhido pela imensa maioria dos jovens do país: Luiz Inácio Lula da Silva. E para entender tamanha popularidade do candidato petista entre os eleitores com menos de 34 anos nada melhor do que ouvir o que eles próprios têm a dizer. Esta, aliás, foi a premissa que originou a criação do Comitê Nacional da Juventude com Lula, cujo ato de lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira (23) num dos redutos preferidos da moçada paulistana: a Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo.

A iniciativa capitaneada pela Juventude do PT Nacional com o apoio de movimentos sociais como o Levante Popular da Juventude e a União Juventude Socialista (UJS) já nasceu com o espírito errante que é a marca registrada dessa militância renovada e cada vez mais ativa. Quem explica é o secretário Nacional da JPT, Ronald Sorriso. “Não queríamos criar um comitê com portas e paredes. Nossa ideia é fazer da rua o nosso espaço de transformação. A própria escolha da Praça Roosevelt parte deste princípio que é dialogar com as pessoas nos espaços públicos e não ficar de braços cruzados dentro de um escritório”, define.

Juventude se reúne em defesa de Lula na Praça Roosevelt

Foi o que se viu na prática durante o lançamento do comitê. Com panfletos nas mãos e corações abertos, cada um dos 50 militantes percorreu a praça para trocar ideia com os presentes e apresentar as razões por terem escolhido Lula como o símbolo da renovação da esperança do povo brasileiro – em especial de quem cresceu no período mais glorioso da história do país e agora vê todas as conquistas serem retiradas pelas mãos dos golpistas.

Mas não há tempo para lamentação e lutar para barrar os retrocessos e recolocar Lula no comando do país foi o que motivou Caroline Beraldo, da juventude do PCdoB, a participar do ato. “Eu só fiz faculdade por causa do Prouni. Eu vi o Brasil ser tudo aquilo que a gente sonhava pelas mãos do Lula. Por isso estou aqui. Por isso decidi me juntar à causa e lutar para acabar com essa agenda de retrocessos imposta após o golpe”, testemunha.

Opinião compartilhada por Pedro Gorki. Com o lema da campanha petista na ponta da língua o presidente da Ubes lembrou da importância dos movimentos estudantis durante as passagens mais obscuras da história recente do país e vê na juventude a solução para tirar o Brasil da crise. “O nosso desafio é fazer o Brasil ser feliz de novo. A campanha é curta e temos que manter a resistência diária. A juventude já mostrou que faz a diferença quando o país mais precisa e não vai ser diferente agora. Vamos com Lula até o fim porque ele representa a volta da esperança que já conhecemos um dia”, conclui.

Por Henrique Nunes da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast