Leia a carta da Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação Política

No documento, os participantes da etapa nacional da Conferência, realizada entre 11 e 13 de fevereiro, trazem propostas para organizar e consolidar a Concepção e o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do Partido dos Trabalhadores

Site do PT

Conferência Nacional Paulo Freire

Os milhares de militantes que participaram da Conferência Nacional “Paulo Freire” de Formação e Educação Política divulgaram uma carta na qual expõem as conclusões e propostas resultantes do encontro, realizado entre 11 e 13 de fevereiro, pela internet, com a participação de mais de 4.000 pessoas de todo o país e também do exterior. O evento integrou as comemorações do aniversário de 42 anos do PT.

A etapa nacional ocorreu após a realização de mais de 460 etapas locais e 24 etapas estaduais, com o objetivo de “consolidar um modo petista de fazer formação e educação política”. Como pode ser visto na carta, apresentada abaixo, os participantes elaboraram propostas para organizar e consolidar a Concepção e o Sistema Nacional de Formação e Educação Política do Partido dos Trabalhadores.

Leia a seguir a íntegra da carta:

CARTA DA CONFERÊNCIA NACIONAL “PAULO FREIRE” DE FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO POLÍTICA AO PARTIDO DOS TRABALHADORES E DAS TRABALHADORAS

Somos milhares de militantes, de mais de 2.000 cidades do Brasil e de diversos países do mundo, que se reuniram em mais de 460 etapas locais e 24 etapas estaduais da Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT.

Realizamos, pela primeira vez na história do nosso Partido, uma Conferência de

Formação e Educação Política; na Etapa Nacional, nos reunimos durantes três dias, discutimos, debatemos, discordamos e construímos consensos e unidade porque queremos consolidar um modo petista de fazer formação e educação política.

Reconhecemos cada uma das experiências de formação desses 42 anos do nosso Partido, e afirmamos que não há mais espaço para descontinuidade, pois o que construímos nessa Conferência não vai parar.

Somos uma Nova Primavera, somos Núcleos de Vivências, Estudos e Lutas, somos Comitês Populares de Lutas e somos as diversas experiências de trabalho popular e de base deste País.

Acreditamos que Formação, Organização, Comunicação e Cultura caminham juntas para a construção de uma nova prática política no nosso Partido.

Nós somos classe trabalhadora, somos povo, do campo e da cidade, somos mulheres e homens, somos LGBTs, somos negras e negros, somos indígenas, somos quilombolas, somos das florestas e das águas, somos pessoas com deficiência, somos de todas as gerações, somos de todas as cores, somos de todas as crenças, somos de todas as regiões do nosso Brasil e também somos de vários lugares do mundo.

E nos dirigindo ao nosso Partido, o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, o Partido que quer ser Educador-Educando como nos convidou Paulo Freire, encaminhamos as propostas para organizar e consolidar a Concepção e o Sistema Nacional de Formação e Educação Política:

1 – A Etapa Nacional da Conferência referenda o Texto-Base e destaca que foram apresentados ajustes e emendas, durante os debates e grupos, a serem considerados na continuidade do trabalho;

2 – Orienta a Comissão Política da Etapa Nacional da Conferência a consolidar o relatório das emendas e contribuições que foram apresentadas, enviando este relatório para todas as pessoas inscritas;

3 – Determina à Comissão Política da Etapa Nacional da Conferência que, a partir do Texto-Base e das emendas apresentadas, adote o método do consenso progressivo e elabore a versão final do projeto de Resolução ao Diretório Nacional.

A Etapa Nacional Conferência “Paulo Freire” de Formação e Educação Política do PT conclui reafirmando nossa luta comum por um Brasil democrático, popular e socialista, além do nosso compromisso para garantir em 2022 uma vitória do companheiro Lula nas urnas, nas ruas e no campo das ideias.

Brasil, 13 de fevereiro de 2022

Conferencia from ComunicaoPT

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast