Líder do PT protocola novo pedido de bloqueio de salário de Eduardo Bolsonaro
O deputado bolsonarista permanece nos Estados Unidos sem apresentar justificativa ou autorização da Câmara, configurando ausência irregular
Publicado em
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou nesta quinta-feira (14/8) novo pedido à Mesa Diretora para que suspenda imediatamente o pagamento de salário, cota parlamentar e verbas indenizatórias de Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A medida tem como base a violação flagrante ao artigo 228 do Regimento Interno, que exige prévia comunicação e autorização para afastamento do território nacional.
Após encerrar sua licença de 120 dias em 20 de julho, o deputado permanece nos Estados Unidos sem apresentar justificativa ou autorização da Câmara, configurando ausência irregular. Nesse período, entre março e julho, foram gastos R$ 662.239,80 de recursos públicos com seu gabinete, incluindo a transferência, no início de agosto, de um assessor com salário de R$ 23,7 mil reais mensais.
Leia mais – Líder do PT protocola terceiro pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro por abandono de mandato
Segundo Lindbergh, “não se trata apenas de ausência física, mas de um uso político do mandato a partir do exterior para atacar a democracia e a soberania nacional, com grave prejuízo à imagem do Parlamento e aos cofres públicos. É dever da Mesa agir para impedir a malversação de recursos públicos e para proteger o erário, com fundamento nos princípios constitucionais da moralidade e eficiência (artigo 37 da Constituição Federal) ”.
Ainda de acordo com o líder petista, negar a adoção da medida contra Eduardo Bolsonaro implicaria não apenas “a perpetuação do gasto irregular, mas também o risco de o ato ser interpretado como possível ato de improbidade por omissão na defesa do patrimônio público”.
“A fundamentação aqui exposta (no pedido) demonstra que o bloqueio da remuneração, da cota parlamentar e das verbas indenizatórias de Eduardo Bolsonaro não é apenas juridicamente possível, mas institucionalmente necessário para resguardar o interesse público, preservar a moralidade administrativa e evitar a consolidação de um precedente gravíssimo”, justificou Lindbergh Farias na ação.
Leia abaixo a íntegra do pedido endereçado à Mesa Diretora da Câmara:
Representação – Eduardo Bolsonaro – Pedido de bloqueio de salário com base no 37 CF e no 228 RICD
Do site do PT na Câmara