Lideranças políticas participam de ato pela Reforma Política

Lideranças políticas e entidades democráticas fazem nesta terça-feira (4) um grande ato pela aprovação do projeto que tramita na Câmara

Lideranças políticas participam hoje (4) do ato convocado por PT, PCdoB, PDT e PSB, mais as Fundações destes partidos e movimentos como CUT, UNE e Contag.O evento será no Auditório Nereu Ramos, na própria Câmara, a partir das 14h. Além de parlamentares e lideranças, é importante a participação da militância petista.

“Este será um ato importante com a presença de vários setores da sociedade civil organizada que reivindicam uma reforma na política brasileira. Esses movimentos, que representam grande parcela da sociedade, clamam por mudanças que aperfeiçoem e preservem o bom funcionamento da nossa democracia”, disse o deputado Henrique Fontana (PT-RS), relator do projeto.

Financiamento público

O relator afirmou que a proposta do financiamento público e exclusivo de campanha é um ponto da reforma que unifica todos esses segmentos. “Todas as principais entidades do País têm em comum a defesa de um sistema de financiamento da democracia que retire dos setores econômicos, que mantêm relação com os governos, o direito de influenciar financeiramente as campanhas eleitorais”, declarou Henrique Fontana.

Segundo ele ainda, as propostas de seu anteprojeto, já apresentado na Comissão, foram discutidas com vários líderes de entidades que vão participar do Ato. Dentre eles, o presidente da CNBB, Dom Raimundo Damasceno; o presidente da UNE, Daniel Iliescu, e o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante.

Logo após o ato, na quarta-feira (5), Fontana deve apresentar o relatório final dos trabalhos da Comissão da Reforma Política da Câmara. Durante quase seis meses, o colegiado debateu mudanças no sistema político e eleitoral brasileiro. O local e o horário da reunião do colegiado ainda não foram definidos.

(Portal do PT com agência Informes)

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast