Lindbergh pede cassação do mandato de Carla Zambelli
Líder do PT lembra que Zambelli fugiu do Brasil para escapar da sentença de 10 anos de prisão, proferida pela 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF)
Publicado em
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), protocolou junto a Mesa Diretora da Casa Requerimento de Declaração de Perda do Mandato Parlamentar da deputada Carla Zambelli (PL-SP). No pedido, o petista lembra que a bolsonarista fugiu do Brasil para escapar da sentença de 10 anos de prisão, proferida pela 1ª turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Lindbergh ressalta que a perda do mandato foi decretada pelo STF, seguindo a Constituição Federal (Art.55, III, §3º), por se tratar de pena a ser cumprida em regime fechado e, portanto, incompatível com o comparecimento mínimo exigido às sessões legislativas da Câmara.
“O STF, em conformidade com sua jurisprudência consolidada, firmou o entendimento de que, nessa hipótese, a perda do mandato é automática, cabendo à Mesa apenas declará-la formalmente, sem deliberação política ou discricionariedade, por tratar-se de ato meramente declaratório”, afirma o líder petista no requerimento.
Leia mais: Para evitar fuga do país, Lindbergh aciona PGR para que Bolsonaro use tornozeleira
Lindbergh Farias lembra que, embora a sentença do STF determine que “a perda do mandato deverá ser declarada pela Mesa da Câmara dos Deputados” após o trânsito em julgado, o que ainda não ocorreu apenas pela interposição de embargos declaratórios meramente procrastinatórios pela defesa da deputada condenada, novos fatos públicos comprovam a necessidade da cassação imediata do mandato da parlamentar bolsonarista.
“A deputada Carla Zambelli evadiu-se do território nacional, encontra-se foragida e já declarou, em vídeo repercutido por diversos veículos da imprensa nacional, que não pretende retornar ao Brasil, frustrando a aplicação da lei penal e tornando ainda mais patente a absoluta incompatibilidade entre sua situação jurídica e o exercício da função parlamentar”, explica no documento.
Leia abaixo a íntegra do requerimento:
Requerimento de declaração de perda de mandato parlamentar – Carla Zambelli
Do PT Câmara
