Lista com ameaças a professores e estudantes é veiculada na UFPE

Carta chama professores e pesquisadores de “doutrinadores” e diz que em 2019 serão banidos da universidade

UFPE

Universidade Federal do Pernambuco

Nesta terça (6), uma lista com cerca de 20 docentes e pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi veiculada nas redes sociais. Sem assinatura, a carta acusa docentes de “doutrinação” e chama pesquisadores de “petistas” “feminazis”, “travecos” e “invasores”. Além da lista de nomes, as disciplinas e pesquisas das pessoas listadas também são atacadas. Ao final, a carta anuncia “Vocês serão banidos! Escórias! O mito vem aí!”.

José Luiz Ratton, Professor do Departamento de Sociologia  e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE é listado como “doutrinador socialista” e que “faz apologia ao uso de drogas junto dos seus orientandos esquerdistas”. Em nota, o professor respondeu que “Os ataques dirigidos a nós são, fundamentalmente, ofensas às várias e desejáveis formas de afirmação da cidadania brasileira, à autonomia da universidade pública, às liberdades civis, à democracia.

O objetivo destes grupos não democráticos é espalhar pânico e desinformação em um momento tão crítico da história do país. Não podemos cair nestas armadilhas, mas também não podemos permitir retrocessos e ameaças”. Nas redes sociais, José Luiz também cobrou um posicionamento da reitoria da UFPE e das autoridades competentes.

Em nota, a Universidade repudiou a carta e afirmou que “não admite, sob qualquer hipótese, que a violência ameace as liberdades de cátedra e individuais” e que defende “a academia como espaço para pluralismo de ideias”. Além disso, a Reitoria determinou a abertura de uma sindicância interna e comunicará o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para que os fatos sejam apurados.

Em repúdio ao acontecimento, a Associação de Docentes da UFPE (ADUFEPE) convocou hoje o “Ato em Defesa da Democracia, Universidade e Membros da Comunidade Acadêmica” ás 16h, em frente ao CFCH.

Por Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast