Luci Choinacki quer disseminar o Plano Nacional de Agroecolo

Além organizar as bases e concentrar informações sobre agroecologia e produção orgânica um dos principais objetivos da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e Produção Orgânica para este ano é disseminar o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) para todas as regiões do Brasil, informou a coordenadora da Frente, deputada Luci Choinacki (PT/SC).
“Nós estamos viabilizando uma agenda com o Governo para que ele possa encaminhar um representante ao Núcleo Agrário e a Frente Parlamentar para apresentar os encaminhamentos do Plano Nacional que presidenta Dilma editou”, esclareceu Luci.
Fruto de um intensivo debate e construção participativa, envolvendo diferentes órgãos de governo e dos movimentos sociais do campo e da floresta, o Planapo é uma política pública do Governo Federal criada para ampliar e efetivar ações para orientar o desenvolvimento rural sustentável.
“Todas as direções desde a plantação das sementes, assim como a do adubo e as orientações técnicas estão sendo construídas por meio dos diálogos que nós fazendo parte. Ou seja, nós estamos acompanhando passa a passo da organização desse Plano para que depois possamos levar para todos os cantos do país”, destacou a petista.
Segundo Choinacki (PT/SC) é importante o governo dar celeridade a apresentação do Plano Nacional, para a Frente poder mobilizar e articular as palestras nos estados.
“Nós precisamos de um tempo para nos organizar para podermos levar as demandas para os municípios, para os agricultores e as associações porque é uma novidade, pois é a primeira vez que nós teremos um Plano Nacional. Ou seja, é novidade até para o próprio Governo”, declarou Luci Choinacki
O objetivo do Planapo é articular e implementar programas e ações indutoras da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica, como contribuição para o desenvolvimento sustentável, possibilitando à população a melhoria de qualidade de vida por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais.

(Fabrícia Neves — Portal do PT)