Luizianne Lins, única mulher eleita deputada federal no Ceará

Defensora das pautas femininas, Luizianne afirma que a pressão e vontade popular das mulheres serão o grande trunfo para barrar os retrocessos

ASCOM

Luizianne Lins

Única mulher eleita para a Câmara Federal do Ceará, Luizianne de Oliveira Lins (PT-CE), possui história na luta pelas mulheres. Atualmente ocupa a relatoria da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher do Congresso Nacional e foi a criadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Políticas Públicas de Juventude.

Dentro do parlamento, vai utilizar todos os instrumentos para dar visibilidade às demandas das mulheres. “Realizaremos audiências públicas, seminários, atos públicos e diligências nos estados”.

Jornalista e professora universitária dedicada, leciona na Universidade Federal do Ceará (UFC), mesma faculdade em que começou sua militância quando estudante. Se filiou ao PT em 1989 e foi secretária estadual de Juventude, secretária estadual de Mulheres, presidente do PT Fortaleza e presidente do Diretório Estadual.

Defensora dos direitos das mulheres, é autora da Lei Lola, que delega à Polícia Federal investigar crimes de ódio cometidos na internet contra as mulheres. Como deputada federal, Luizianne declara que estará em alerta e seguirá “firme na oposição para barrar qualquer tentativa de retrocesso no campo dos direitos da mulher”.

Apaixonada por ensinar, foi contra a Reforma do Ensino Médio e apresentou diversas emendas para incluir as disciplinas retiradas do currículo escolar.

Foi prefeita de Fortaleza por oito anos, além de deputada estadual do Ceará  e vereadora da Capital.

Voz ativa contra o golpe, participou da Comissão que conseguiu barrar a Reforma da Previdência e denunciou perdas de direitos dos aposentados, o fim da aposentadoria rural e o impacto na vida das mulheres e da categoria de professores caso a Reforma passasse. Lutou também contra a Reforma trabalhista.

Luizianne Lins defende ainda que as discussões precisam sair do Congresso para as ruas, “pois compreendemos que a pressão e a vontade popular das mulheres serão nosso grande trunfo para barrar os retrocessos que tentam nos impor”.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast