Lula celebra conquistas dos trabalhadores e faz anúncios na educação

Durante live, o presidente comemorou aumento da massa salarial e reajustes acima da inflação para quase 90% das categorias. Transporte escolar ganha acréscimo de R$ 100 milhões

Ricardo Stuckert

Lula conversa com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o jornalista Marcos Uchôa: "É possível cuidar do povo"

“Nós estamos em setembro, o mês da primavera. E vou dizer o seguinte: os nossos adversários podem tentar destruir uma, duas ou três rosas, mas a primavera vai chegar.”

Foi dessa forma que Lula garantiu, nesta terça-feira (5), em mais uma edição da live Conversa com o Presidente, que a melhora dos indicadores econômicos e, consequentemente, da vida dos trabalhadores, vai continuar (assista ao programa abaixo).

LEIA MAIS: Lula anuncia ajuda ao RS e se solidariza com vítimas de chuvas

Logo no início do programa, o jornalista Marcos Uchôa destacou dois dados que merecem ser celebrados: a taxa de desemprego, que fechou o trimestre encerrado em julho abaixo de 8%, menor índice para o período desde 2014; e o crescimento do PIB no segundo trimestre do ano, que foi três vezes maior que o previsto pelo mercado.

Lula, porém, chamou a atenção para outros dois dados que ele considera ainda mais importantes: quase 90% das categorias profissionais com data-base em julho conseguiram reajuste salarial acima da inflação, segundo o Dieese; e a massa salarial atingiu nível recorde de R$ 286,8 bilhões em um ano, disse o IBGE.

“Nós vamos, definitivamente, provar que é possível cuidar desse povo com carinho, com chamego, e fazer com que as pessoas vivam num país mais decente”, afirmou o presidente, que poderia ainda ter mencionado o recorde de trabalhadores com carteira assinada e a queda no preço da carne.

Novidades na educação

Pela primeira vez, um ministro foi chamado para participar do Conversa com o Presidente. O convidado foi Camilo Santana, que anunciou reajuste de 16% no repasse para o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e a compra de novos ônibus escolares.

Praticamente abandonado nos últimos anos, o programa acaba de receber um acréscimo de R$ 100 milhões, fazendo com que o total da verba repassada pelo governo federal para estados e municípios chegue perto dos R$ 900 milhões este ano. “Aproximadamente 4,6 milhões de crianças serão atendidas. Já no dia 10, vamos fazer o novo repasse. Cerca de 4.985 municípios e cidades serão beneficiados”, destacou o ministro.

Ouça o programa no Podcast do Lula:

Santana destacou ainda que o Novo PAC vai beneficiar muito a educação. “Vamos ter novas creches, escolas, institutos federais, universidades e novos ônibus escolares. Estão previstos, inicialmente, 3 mil ônibus”, informou o ministro, acrescentando que a meta é alcançar 16 mil novos veículos.

Outra novidade, que será lançada nos próximos dias, é a política pública de educação especial na perspectiva inclusiva. Trata-se do maior investimento público da história para garantir a inclusão de estudantes com deficiência, dificuldade de aprendizado e com disgnóstico de transtorno do espectro autista nas escolas do país.

A política deve beneficiar 1,6 milhão de alunos da educação básica; 63 mil estudantes do ensino superior; 106 mil gestores escolares; 48 mil professores de Atendimento Educacional Especializado e 1,2 milhão de professores de classes comuns.