Lula: “Coloque dinheiro na educação, que esse país fará a sua revolução”
Nesta sexta (14), presidente participou da cerimônia de Outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo, em Brasília, e defendeu investimentos federais na formação dos jovens brasileiros
Publicado em
O presidente Lula participou, nesta sexta-feira (14), da cerimônia de Outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo, evento que lotou o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O governo federal condecorou personalidades e autoridades com a honraria, em meio às comemorações dos 95 anos do Ministério da Educação (MEC).
A Ordem Nacional do Mérito Educativo é direcionada a profissionais de destaque na melhoria e no desenvolvimento do ensino e da educação brasileira. A atual edição refere-se aos anos de 2024 e 2025.
No CICB, ao lado da primeira-dama, Janja, e do ministro da Educação, Camilo Santana, o presidente disse que qualquer homenagem aos educadores ficará sempre aquém da importância deles. Emocionado, Lula voltou a pregar que todos os brasileiros tenham acesso ao ensino de qualidade.
“Eu sou o único presidente da República desse país que não tive acesso à universidade, o único”, repetiu. “E tenho muito orgulho de ser o presidente da República que mais fez universidades, que mais fez institutos federais, que mais fez investimentos na educação desse país”, prosseguiu, sob os aplausos dos presentes.
Em seguida, Lula argumentou que os investimentos federais em educação constituem o único caminho para garantir o futuro dos jovens brasileiros e o desenvolvimento nacional.
Leia mais – Lula celebra modernização do Programa de Alimentação do Trabalhador: “É bom para todo mundo”
“É mais barato melhorar a qualidade de ensino das crianças no Ensino Fundamental, é mais barato garantir um Pé-de-Meia para que os jovens não desistam do Ensino Médio, do que manter um jovem na cadeia por falta de oportunidade que ele não teve de estudar”, comparou o petista. “Esse é o desafio que está colocado para todos nós.”
Presidente Lula participa da cerimônia de Outorga da Ordem Nacional do Mérito Educativo https://t.co/GE6eUyCuVm
— Lula (@LulaOficial) November 14, 2025
Lista de homenageados
Os homenageados foram reconhecidos em cinco diferentes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As nomeações e as promoções da Ordem são feitas por decreto presidencial, mediante proposta do ministro da Educação, após parecer favorável do Conselho da Ordem Nacional do Mérito Educativo.
Leia mais – Lula cobra transição energética justa e inclusiva
A honraria foi criada em 1955 e regulamentada pelo Decreto nº 4.797/2003. Veja abaixo alguns dos nomes agraciados nesta sexta:
– Ailton Krenak, membro da ABL
– Gil do Vigor, economista e influenciador digital
– Rodrigo Mendes, ativista pela educação inclusiva
– Fernando Gomes de Moraes, jornalista e escritor
– Zilah Wendel Abramo, cientista social e fundadora do PT (in memoriam)
– Antônio Bispo dos Santos, escritor e líder quilombola (in memoriam)
– Luiz Carlos Cancellier, jurista e ex-reitor da UFSC (in memoriam)
– Elizabeth Tenreiro, professora (in memoriam)
– Janja Lula da Silva, primeira-dama
– Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública
– Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento
– Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania
– Gilmar Mendes, ministro do STF
– José Múcio, ministro da Defesa
– Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação
– Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial
– Jorge Messias, advogado-geral da União
– Fernando Haddad, ministro da Fazenda
Da Redação, com informações de site do Planalto e Ministério da Educação





