Lula convida primeiro-ministro etíope para Aliança Global Contra a Fome

Presidente brasileiro teve reunião bilateral com Abiy Ahmed nesta sexta (16) e ouviu do líder africano a confirmação de que ele estará na Cúpula do G20, no Rio de Janeiro

Ricardo Stuckert

O presidente Lula, durante reunião ampliada com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed

presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, sua primeira visita oficial à Etiópia. Pela manhã, participou de uma cerimônia de deposição de flores em um monumento na capital etíope, Adis Abeba. Na sequência, teve reuniões bilaterais com o primeiro-ministro Abiy Ahmed. No fim de semana, ele participa como convidado especial da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

Durante a reunião entre as equipes de governo, o primeiro-ministro Abiy Ahmed confirmou que virá ao Brasil para participar como convidado da Cúpula do G20, que acontece em novembro no Rio de Janeiro.

Outros assuntos tratados foram a necessidade de uma modernização no sistema de governança global e um convite para a Etiópia integrar a Aliança Global Contra a Fome, um dos focos da Presidência brasileira à frente do G20. Na parte da tarde, o presidente Lula participa do evento “Financiamento climático para a agricultura e segurança alimentar: Implementação da Declaração de Nairóbi e resultados da COP28”.

LEIA MAIS:

Brasil e Egito ampliam parceria: “Com Lula, trabalho não para”, senadores celebram acordos

» Fotos em alta resolução da reunião bilateral

» Fotos em alta resolução da cerimônia de deposição de flores

» Fotos em alta resolução da cerimônia de boas vindas

Diplomacia

A visita integra o processo de relançamento da política externa do Governo Federal para países africanos. A Etiópia é o segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente, com crescimento de mais de 6% em 2023. Além disso, a nação se integrou ao BRICS no início deste ano e a União Africana, que tem sede em Adis Abeba, se tornou membro permanente do G20.

Relações bilaterais

As relações diplomáticas entre Brasil e Etiópia foram estabelecidas em 1951. Os dois países já tiveram iniciativas em conjunto voltadas para técnicas de produção agrícola em regiões semiáridas; compartilhamento de experiências em biocombustíveis; irrigação agrícola em pequena escala; alimentação escolar; saneamento básico e manejo sustentável de florestas. Hoje, há cinco projetos de cooperação em andamento nas áreas agrícola e de segurança alimentar.

No comércio bilateral, o fluxo de negócios entre os dois países em 2023 foi de US$ 23,8 milhões, quase tudo em exportação de produtos brasileiros, especialmente combustíveis, máquinas agrícolas e produtos industrializados. Para ampliar isso, o Brasil mandou em dezembro de 2023 uma missão empresarial para a Etiópia, que contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Agricultura e Pecuária, da ApexBrasil e representantes da iniciativa privada brasileira.

LEIA MAIS:

“Quando deveríamos falar de crescimento, emprego e renda, estamos falando em guerras”, diz Lula no Egito

Flores

O primeiro compromisso do presidente Lula no dia foi no Museu Memorial de Ádua, que homenageia os heróis da batalha de Ádua, que foi a grande vitória do então Império Etíope contra forças da Itália em 1896. Lula foi recebido pela prefeita de Adis Abeba, Adanech Abebe, e pelo Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide.

Parcerias

A viagem do presidente Lula é acompanhada de uma comitiva de ministros, com a missão de estreitar parcerias e acordos com países africanos. Segundo o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), a visita é uma oportunidade de trabalhar ao mesmo tempo com 54 países presentes para a Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana.

“Estamos falando de um continente que hoje tem cerca de 3 trilhões de PIB. A Etiópia, por exemplo, acumula grande crescimento dentro do planeta pós-pandemia. E também há aqui países mais desenvolvidos, menos desenvolvidos e que, desde o início, trabalham com o presidente Lula a importância da Aliança Global Contra a Fome e contra a Pobreza”, disse o ministro.

Segundo ele, um dos objetivos é convidar integrantes da União Africana para reuniões preparatórias em várias regiões do Brasil para definir nos termos mais consistentes a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. “Eles têm o lema de a África, que conhece a África, pode apresentar solução para os problemas da África. A África tem boas experiências que se somam às experiências do Brasil e do mundo, na perspectiva de ao mesmo tempo dar conta desses dois temas”, disse Dias.

Boas práticas

Outro ministro presente na comitiva, Vinícius Marques de Carvalho, titular da Controladoria-Geral da União (CGU), explicou que uma das intenções da comitiva é a troca de boas práticas e experiências entre instituições brasileiras e africanas para fortalecer ações anticorrupção e de integridade.

A agenda do ministro contempla a formalização de memorando de entendimento junto ao Conselho de Prevenção da Corrupção (CPC) de Cabo Verde para futuras ações no âmbito da integridade, transparência e combate à corrupção, com foco na construção de um ambiente global socialmente justo e economicamente sustentável. “Queremos trocas de experimentos que fazemos na área de gestão. Coisas que a gente fez no Brasil que deram certo e avaliação de políticas e que eles podem achar que seja interessante para eles”.

Do Site do Planalto

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast