Lula critica apologia da “não-política”

Para o ex-presidente, o eleitor tem que ficar alerta com quem diz que vai governar sem conversar com todos os setores da política

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, de forma indireta, ao discurso da “nova política” utilizado pela candidata Marina Silva (PSB). Nesta quinta-feira (28), durante o ato político com o candidato ao governo de São Paulo Alexandre Padilha, em São José dos Campos, interior de São Paulo, Lula disse que não se pode confiar em quem defende a “não-política”. O discurso na “nova política” condena acordos de conveniência para garantir a governabilidade.

Ao discursar, Lula afirmou que não é possível governar fora da política. “Tem gente que fala: eu não vou votar em político porque eu não gosto de política. Se alguém quiser votar em alguém que não é político, em primeiro lugar, não acredite quando o cara faz a apologia da não-política. Não acredite”, disse ele.

Segundo o petista, é impossível governar sem conversar com todos os outros setores do governo. “Quem for eleito presidente da República vai ter de conversar com o Congresso Nacional e com os partidos políticos. Não está na hora de a gente negar a política”, completou.

Durante o ato, Lula reafirmou seu apoiou aos candidatos do PT para combater o retrocesso não país. “Votar na presidente Dilma para que a gente não deixe o Brasil voltar ao que era antes de 2002. Os mais jovens não sabem o que era o Brasil antes de eu chegar à Presidência. Por favor, perguntem para os seus pais, para os seus avós, para saber que este país era o país do desencanto, era o país em que o ministro da Fazenda, todo final de ano, ia a Washington pedir esmola para fechar o caixa deste país”, finalizou.

Por Alessandra Fonseca, da Agencia PT de Notícias