Lula democratizou o acesso ao ensino superior em Alagoas

Ex-presidente levou universidades para o interior do estado e implementou programas de acesso de pobres, negros e índios à graduação

Ricardo Stuckert

Lula em caravana pelo Nordeste

Historicamente, Alagoas é o estado com maior índice de analfabetismo do Brasil. Sempre ao largo dos olhos dos governantes, foi durante a gestão de Lula como presidente que Alagoas pôde experimentar um salto educacional, com a interiorização de universidades e institutos federais e investimentos maciços em políticas de inclusão no ensino superior.

Em 2006, o então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou, ao lado de seu Ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca, dando início à tríade de campi que hoje compõem a instituição.

Em seu discurso durante o lançamento da pedra fundamental em Arapiraca, Lula declarou: “Arapiraca e a região do agreste vão sofrer um processo de evolução e os nossos jovens terão um meio de preparação para o futuro”.  Agora, mais de uma década depois, Lula volta com o projeto #LulaPeloBrasil para ver como mudou a realidade do povo alagoano.

Lula atravessa, nesta terça-feira (22), às 16h, o Rio São Francisco e chega de barco no Porto de Penedo onde será recebido pela população e por autoridades. Na quarta-feira (23), o ex-presidente receberá o título doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas no campus de Arapiraca, às 10h. No mesmo dia, ele segue para um ato marcado para as 18h, em Maceió, quando finaliza sua passagem pelo estado.

“Com Lula tivemos a ampliação e a interiorização da Universidade Federal de Alagoas, que foi um fato muito importante, principalmente pra um estado com o maior índice de analfabetos do país. Ao levar o ensino superior e técnico ao interior de Alagoas, facilitou o acesso dos nossos jovens, que antes precisavam se deslocar para a capital se quisessem estudar, à universidade. Essa conquista gerou desenvolvimento político, econômico e social”, declarou a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado de Alagoas, Maria Consuelo Fonseca.

Universalização do ensino

Tudo teve início em 2004, quando o MEC propôs a interiorização da Ufal e sua expansão através do programa do governo Lula de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, que visava ampliar o acesso e a permanência no ensino superior.

Com a interiorização, a universidade federal chegou ao agreste, litoral norte e ao sertão de Alagoas através de três campi e oito pólos vinculados, oferecendo pelo menos 14 cursos de graduação e dois de pós-graduação. Isso sem contar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, criado por Lula em 2008, e que foi expandido também para todas as regiões do estado.

Os investimentos do governo Lula em educação também chegaram à Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), por meio de políticas de inclusão que permitiram a negros, pobres, camponeses e índios o acesso ao ensino superior.

De acordo com a Uneal, a implantação do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Culturais Indígenas (Prolind) garantiu a formação de 76 professores indígenas pela universidade. O programa vinculado ao MEC visa apoiar financeiramente cursos de licenciatura especificamente destinados à formação de professores de escolas indígenas, as chamadas licenciaturas interculturais.

Já o Programa de Licenciatura em Educação no Campo graduou 54 professores da Uneal. O Procampo apoia a implementação de cursos de licenciatura em educação do campo nas universidades públicas, voltados especificamente para professores que atuam no ensino fundamental e ensino médio nas escolas rurais.

Somam-se a esses programas as cotas, o ProUni, Fies, dentre tantos outros programas instituídos nos governos petistas.

“As conquistas e melhorias na educação também passam pela ampliação da oferta dos livros didáticos para o ensino médio, antes só distribuídos para o ensino fundamental, a merenda, que também teve sua oferta ampliada, além da política de transportes para nossos estudantes que moram na zona rural. O legado de Lula é muito grande em Alagoas”, afirmou Consuelo.

Serviço:

Terça-feira (22)

Penedo: 16h travessia do Rio São Francisco

Quarta-feira (23)

Arapiraca: 10h título de doutor honoris causa na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)

Maceió: 18h ato político

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Nordeste, entre agosto e setembro, é a primeira etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen da Agência PT de Notícias