Lula e Fernández lançam plano para Brasil e Argentina crescerem juntos

Relançamento da aliança estratégica foi feito no Palácio do Planalto, durante visita do presidente argentino ao Brasil. Iniciativa prevê aumento do comércio entre os dois países e parceria no financiamento de projetos

Ricardo Stuckert/PR

Os presidentes Lula e Alberto Fernández: integração para beneficiar tanto o Brasil quanto a Argentina

O presidente Lula recebeu, nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em um encontro que celebrou os 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. Ao final, durante pronunciamento conjunto dos dois chefes de Estado, Lula anunciou um plano de ação para o relançamento da “aliança estratégica” Brasil-Argentina.

“Hoje, adotamos um ambicioso plano de ação para o relançamento da aliança estratégica. São quase 100 ações que dão concretude ao nosso projeto conjunto de desenvolvimento”, disse o presidente brasileiro, citando como exemplo a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiar a exportação de produtos brasileiros para a construção do gasoduto Néstor Kirchner.

“Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina. Não faz sentido que o Brasil perca espaço no mercado argentino para outros países porque estes oferecem crédito, e nós, não. Todo mundo tem a ganhar: as empresas, os trabalhadores brasileiros e os consumidores argentinos”, disse Lula, acrescentando que “diante do muito que os nossos países alcançaram juntos, não tenho dúvidas de que os próximos anos serão de muita prosperidade”.

Lula ressaltou que a Argentina é o terceiro destino das exportações brasileiras, enquanto o Brasil é o principal mercado para os produtos argentinos. Ele lembrou que o intercâmbio comercial com o país vizinho pode superar a cifra dos 40 bilhões de dólares alcançados em 2011.

“Construímos uma relação baseada na troca de bens de alto valor agregado e na integração produtiva de nossas economias. Nossos investimentos recíprocos são responsáveis por quase 100 mil empregos. Precisamos avançar nessa direção com novas e criativas soluções que permitam uma maior integração financeira e facilite nossas trocas”, disse Lula, sublinhando que entre as opções está “a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional, que não eliminará as respectivas moedas nacionais”.

Ao falar sobre a relevância das relações entre Brasil e Argentina, o chefe do governo brasileiro lembrou que, após tomar posse para o terceiro mandato presidencial, sua primeira visita internacional foi a Buenos Aires. “Nossos frequentes encontros deixam evidente a importância que damos à aliança estratégica entre nossos países. Compartilhamos valores indispensáveis no mundo de hoje. Temos compromisso com a democracia e os direitos humanos, com a erradicação da fome e da pobreza e com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

“No plano internacional, somos parceiros na criação de uma ordem multipolar e de um multilateralismo mais representativo e eficaz. Defendemos o Atlântico Sul como zona de paz e cooperação, sem disputas de natureza geopolítica. Nossa integração econômica significa interdependência”, prosseguiu o presidente brasileiro.

Condecoração

Lula condecorou o presidente Alberto Fernández com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, destinada a homenagear personalidades estrangeiras que tenham se tornado dignas do reconhecimento da nação brasileira. Já a primeira-dama argentina, Fabiola Yáñez, foi condecorada com Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, que distingue serviços meritórios e virtudes cívicas, além de estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

“Ambos são representantes de uma nação pela qual nós brasileiros temos respeito e afeto e que nos honram nesta data tão especial”, disse Lula, ao se referir aos visitantes. “Reafirmamos, hoje, que a integração é uma política de Estado e que nossa parceria deve ser cultivada no mais alto nível”.

Agradecimento

O presidente Alberto Fernández expressou gratidão pelas homenagens e pela receptividade que teve no Brasil. “Gratidão ao meu amigo presidente do Brasil, Lula da Silva. Eu sei que estou em uma terra amiga. O Brasil e a Argentina nasceram para estarem indissoluvelmente unidos. Não existe nenhuma possibilidade de que aconteça outra coisa”, disse o argentino, que chamou Lula de “um enorme homem, um adorável amigo”, com o qual sempre pode contar em momentos de dificuldade.