Lula, em Belford Roxo (RJ): “Queremos um país de oportunidades para todos”

“O Brasil não quer ser eternamente exportador de soja, de milho ou de minério de ferro, queremos exportar conhecimento, inteligência e, para isso, tem de ter investimento em educação”, disse Lula, em ato

Lula, com o povo em Belford Roxo: "Vou voltar a ser presidente da República para provar que um torneiro mecânico sabe governar esse país melhor do que os ricos que governaram por 500 anos" (Foto: Ricardo Stuckert)

O Brasil precisa quebrar o ciclo do atraso perpetrado por Jair Bolsonaro e deixar para trás a fome, miséria, o ódio e as mentiras do extremista de direita, defendeu o ex-presidente Lula nesta terça-feira (11). Em Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, Lula discursou para uma multidão, em ato de campanha. No evento, foi formalizado o apoio do prefeito Waguinho, presidente estadual do União Brasil, e de sua esposa, Daniela Carneiro, deputada federal mais votada do Rio pela legenda. Mais cedo, Lula concedeu entrevista coletiva.

No ato, Lula voltou a apontar a educação como único caminho para a superação da pobreza e para o fortalecimento da soberania com inclusão social. “A gente quer ter o direito de estudar, o povo trabalhador desse país não quer ser só pedreiro”, justificou Lula. “A gente quer ser engenheiro, médico, diplomata, advogado”.

“Queremos um país onde todos tenham igualdade de oportunidades, onde todos possam aprender uma profissão e com essa profissão essa pessoa ser independente. Quando a gente não tem uma profissão, a gente não é nada”, discursou.

“O Brasil não quer ser eternamente exportador de soja, de milho ou de minério de ferro, queremos ser exportador de conhecimento, de inteligência e para isso, tem de ter investimento em educação”, argumentou o petista. “Não venha me dizer que investir em educação é gasto, educação é investimento rentável, porque cada menino e menina que se forma, que tem um diploma e vai exercer uma profissão qualificada vai valorizar nossos produtos no exterior, ficaremos mais competitivos”.

LEIA MAIS: Conheça as propostas de Lula para gerar emprego e renda

Se a gente não tem profissão, a gente vai ganhar o salário mínimo. E nesse governo genocida, nem o salário mínimo aumenta, faz quatro anos que não sobe, que não aumenta a merenda escolar”, denunciou. “Então quero que vocês estudem. Vamos fazer mais investimento em educação, escolas técnicas, institutos federais, universidades”.

Descaso de Bolsonaro com o povo

Lula voltou a condenar Bolsonaro por sua desumanidade na pandemia e falta de sensibilidade social. “Um presidente que vai completar quatro anos [de mandato] nunca se reuniu com sindicalistas, prefeitos, governadores, com nenhum movimento social”, lamentou Lula. “Quando ele tinha que atender a orientação da ciência, não acatou as decisões da OMS. Foi à Inglaterra no velório da Rainha mas não teve coragem de visitar uma pessoa entre as 680 mil que morreram de Covid aqui”.

LEIA MAIS: Lula: “Minas mostra que quer democracia, emprego e respeito às mulheres”

“Quando digo que ele é genocida, é porque ele tem carregar nas costas, pro resto da vida dele de que, a responsabilidade de pelo menos metade das pessoas que morreram, se deve ao negligenciamento dele no tratamento, na compra das vacinas e no desrespeito aos institutos e à ciência brasileira”, sentenciou.

Voltar para melhorar a vida do povo

Lula reafirmou que voltará à Presidência para cuidar do povo, hoje abandonado à própria sorte por Bolsonaro. “Venho de uma terra que, quando a gente não morre de fome até os cinco anos de idade, ficamos casca grossa”, brincou Lula. “Vou voltar a ser presidente da República para provar que um torneiro mecânico sabe governar esse país melhor do que os ricos que governaram por 500 anos”.

“O que uma mulher quer hoje quando tem família?”, perguntou. “Ela quer uma casa para morar, quer ter oportunidade de trabalhar e receber um salário igual ao do homem com a mesma função, quer ter direito a comprar roupa para o seu filho, a dar todo dia um café, um almoço e uma janta”.

O legado de Lula para o Rio

Lula lembrou que no seu governo, só no Rio de Janeiro, foram contratadas 83 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida. “Sabe quantos o Bolsonaro contratou? 107 imóveis, sendo 51 pagos com dinheiro vivo para a família dele. Ele inventou uma tal casa verde e amarela. Onde está? Pois eu vou voltar com o Minha Casa, Minha Vida e vocês poderão pintar da cor que quiserem”, assegurou.

LEIA MAIS: Em Campinas, Lula chama o povo: “Até o dia 30 a gente não pode dar trégua”

Lula listou algumas das realizações de seu governo em Belford Roxo. “Nessa cidade, tínhamos 42.200 pessoas que recebiam o Bolsa Família, criamos 16.500 postos de trabalho, fizemos 12.700 mil casas do Minha Casa, Minha Vida, fizemos um novo campus do instituto federal, colocamos 713 alunos pelo Prouni, 773 pelo Fies, 7 ônibus escolares, 65 farmácias populares, 98.500  pessoas receberam medicamentos gratuitos, 30 profissionais do Mais Médicos, 37 equipes do programa Saúde com Família, uma UPA inaugurada, duas ambulâncias, uma UTI do Samu”, elencou Lula.

Desafio aos eleitores de Bolsonaro

“Tudo isso feito no nosso governo aqui em Belford Roxo. Eu desafio alguém que vai votar no Bolsonaro a encontrar um tijolo que ele colocou nessa cidade”, disse. “Ele é mentiroso, procure saber se ele faz de verdade”, observou, antes de listar realizações no estado do Rio.

“Bolsonaro, se você quer aprender, leia isso aqui [o documento, com as realizações], e aprenda a governar o país respeitando os interesses do povo. Por isso, estejam certos, vamos ganhar as eleições no estado do Rio e vamos dar uma surra neles em Belford Roxo”.

E explicou porque é o melhor presidente que o país já teve. “Não é possível governar só com a inteligência da cabeça, é preciso a gente colocar o sentimento e a inteligência do nosso coração para aprendemos a tratar das pessoas mais humildes, mais necessitadas, que não tiveram oportunidades”, declarou Lula. E advertiu, antes de concluir: “Quem ganha uma eleição com mentira, não conseguirá governar”.

Galeria de fotos (Ricardo Stuckert):

Engajamento nas ruas

O prefeito de Belford Roxo, Waguinho, pediu que todos se engajem na campanha para eleger Lula no próximo dia 30 de outubro. “Coloquem a alma, o coração e o espírito para a gente derrotar esse governo ditador e trazer de volta a democracia, o direito à liberdade, o direito de cada um escolher a religião que quiser”, pediu Waguinho.

“Vamos para as ruas com a missão de multiplicar os votos para Lula, vamos a todos os bairros, morros e periferias”, convocou Waguinho. “A democracia vai voltar a reinar, o direito à universidade para nossos jovens, o Fies, o Prouni, as escolas técnicas, as universidades federais”, discursou, lembrando que Bolsonaro virou as costas para as escolas técnicas federais.

Ele lembrou que Lula nunca foi contra igrejas evangélicas e que o bolsonarismo tenta operar uma lavagem cerebral na cabeça dos evangélicos. “Lula nunca fechou igreja quando foi presidente”, observou Waguinho.

Patriotas

O presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi afirmou que o ato na Baixada Fluminense irá se espalhar por todo o estado do Rio de Janeiro. “Hoje é o começo da virada, Lula voltará à Presidência para resgatar o Brasil”, bradou Lupi. “Hoje estão aqui os patriotas. Nunca o Brasil precisou tanto de patriota como agora”, clamou o pedetista.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes ressaltou que foi prefeito quando Lula era presidente, como é agora com Bolsonaro ocupando o Planalto. “Eu sei bem o que significa trabalhar com um presidente que ouve a gente, que presta atenção naquilo que a gente diz, que chora o nosso choro, que sofre o nosso sofrimento”, declarou Paes. O prefeito relatou as inúmeras viagem para Brasília para tratar de projetos com Lula.

“Imagina o que Vaguinho não fará por Belford Roxo com Lula presidente. A revolução que ele já faz vai se radicalizar, com respeito, com projetos e realização”, afirmou o prefeito da capital fluminense. Paes reiterou que o estado do Rio irá “dar uma lavada” em Bolsonaro. “Vamos mostrar que esse povo é grato ao Lula”.