Lula: “Vamos fazer o Rio de Janeiro voltar a crescer”

Em entrevista à Super Rádio Tupi, ex-presidente lembrou legado de investimentos no estado e disse que é preciso gerar emprego e riquezas para melhora a vida do povo fluminense

Lula: “No período em que nós governamos esse país, investimos R$ 540 bilhões em infraestrutura no Rio de Janeiro. Só com o Minha Casa, Minha Vida foram R$ 27 bilhões (Foto: Ricardo Stuckert)

Em entrevista ao vivo à Super Rádio Tupi, na manhã de hoje (10/10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou dos avanços no Rio de Janeiro, quando ele estava no governo e disse que, se ganhar as eleições vai trabalhar para fazer o estado crescer novamente, gerar emprego e riquezas para melhorar a vida de quem vive lá.

“Você sabe o que aconteceu no Rio de Janeiro, quando eu era presidente. Descobrimos o pré-sal, recuperamos a indústria de óleo e gás, recuperamos a indústria naval, fizemos o maior investimento de obras públicas que já aconteceu. E nós vamos voltar a fazer o Rio de Janeiro crescer outra vez. Crescer economicamente, gerar empregos, gerar riqueza para distribuir para o povo porque é isso que conta”, disse em conversa no programa do Antônio Carlos.

De acordo com o ex-presidente, em vez de aparecer mais nas páginas policiais, o estado extraordinário que é o Rio de Janeiro deveria aparecer mais nas páginas econômicas, de desenvolvimento e aquelas que tratam de educação.

LEIA MAIS: Lula em Guarulhos: “Eu e Haddad ganhando, vamos fazer parceria e trazer o metrô”

Investir no estado

“E é isso que vou fazer pelo Rio de Janeiro, e vou conversar com o governador, independentemente do partido que ele for porque, quando um presidente da República vai conversar com um governador ele não olha o partido do governador, ele olha o povo do estado”, disse, acrescentando que vai tratar todos os governadores em igualdade de condições, seja de qualquer partido político. “O interesse é do povo não do governo”, afirmou.

“No período em que nós governamos esse país, investimos R$ 540 bilhões em infraestrutura no Rio de Janeiro. Só com o Minha Casa, Minha Vida foram R$ 27 bilhões e tudo isso acabou. Então, nós vamos voltar a investir para que o povo do Rio de Janeiro tenha tranquilidade e possa trabalha e viver com felicidade e muito respeito”, garantiu o ex-presidente.

LEIA MAIS: Lula: “Quem tem uma gota de sangue nordestino não vota nesse monstro”

Lula afirmou que o povo brasileiro precisa efetivamente de mudança no governo para que o Brasil volte a crescer economicamente e a gerar emprego e oportunidade de trabalho para as pessoas, o que não está acontecendo. “Se você pegar o orçamento imposto pelo governo, que foi mandado ao Congresso Nacional, recursos para desastres naturais, como aquele que aconteceu em Petrópolis, o Orçamento caiu 99%, mobilidade urbana caiu 93%, programa habitacional caiu 90%. Ou seja, não há investimento para que melhore a vida do povo”.

O ex-presidente afirmou também que, eleito, manterá o Bolsa Família de R$ 600 com mais R$ 150 por filho de até seis anos de idade, porque é nessa fase que a criança precisa de mais alimento e mais qualidade de vida. “Isso vai continuar porque a gente não vai deixar o povo na mão. Agora, o orçamento que o presidente mandou para o Congresso Nacional não tem continuidade dos 600 reais, não existe a continuidade. Termina dia 31 de dezembro, ele não mandou na LDO. Nós que vamos ter que mandar fazer com que se continue pagando os 600 reais ao povo”.

LEIA MAIS: Lula recebe o apoio de dezenas de governadores e senadores de todo o país

Agenda no Rio

Lula contou na entrevista que estará em Belford Roxo (RJ) amanhã (11/10) e depois de amanhã (12/10), em caminhada no Complexo do Alemão, para conversar com o povo e buscar mais votos para o segundo turno, comparando o que ele fez pelo estado com o que o adversário Jair Bolsonaro fez. “Vou discutir com o povo do Rio de Janeiro, vou tentar ganhar mais votos no Rio de Janeiro porque a minha disposição é ganhar no Rio de Janeiro”.

Do site lula.com.br