Conheça as propostas de Lula para gerar emprego e renda

Lula vai combater o desemprego e aumentar a renda de trabalhadores e aposentados da cidade e do campo. Pequenos empreendedores terão crédito

Ricardo Stuckert

Lula visita fábrica em Diadema: obsessão por gerar empregos (foto: Ricardo Stuckert)

Lula costuma dizer que gerar empregos é sua obsessão. E ele já provou que sabe fazer isso. Juntos, os governos dele e de Dilma criaram mais de 20 milhões de postos de trabalho com carteira assinada e fizeram o índice de desempregados descer a 4,5%, o mais baixo da história.

Em 2023, a situação do Brasil estará pior do que a encontrada por Lula em 2003. Mas ele sabe que é possível garantir trabalho para o povo, aumentar o salário e tratar bem os aposentados. Veja a seguir como Lula vai combater o desemprego e aumentar a renda.

1. Investimento em obras e no Minha Casa Minha Vida 

O governo pode ser, sim, um gerador de empregos. Lula vai pegar parte do orçamento para retomar grandes obras de infraestrutura (estradas, pontes, ferrovias etc.) e trazer de volta o Minha Casa Minha Vida. Com isso, milhões de trabalhadores serão contratados, com carteira assinada. E o Brasil todo sairá ganhando, pois obras de infraestrutura são fundamentais para que a economia cresça.

2. Apoio aos pequenos e microempresários

Você sabia que mais de 70% dos empregos criados no Brasil vêm das micro e pequenas empresas? Por isso, Lula já anunciou o programa Empreende Brasil e avisou que, em seu governo, bancos como Caixa, Banco do Brasil e BNDES vão ter linhas de crédito especiais para quem já tem ou quer abrir um pequeno negócio. A ideia é ajudar de verdade, e não emprestar dinheiro para depois cobrar juros altíssimos, como fez Bolsonaro.

LEIA MAIS: Conheça o programa Empreende Brasil, que Lula vai criar

3. Valorização do salário mínimo

Com Bolsonaro, o salário mínimo acabou desvalorizado. Lula já anunciou que vai voltar a reajustar o salário mínimo acima da inflação, como ele e Dilma fizeram todos os anos em que governaram o Brasil (veja no gráfico abaixo, nas cores amarela e azul). Essa medida vai beneficiar também os aposentados do INSS, já que grande maioria recebe um salário mínimo.

Made with Flourish

4. Aposta em novas áreas da indústria

Exportar produtos agrícolas e minérios é muito importante. Mas o Brasil precisa também produzir e exportar bens industriais, que são mais valiosos e geram empregos que pagam melhor. Lula já está conversando com universidades e empresários para definir em quais áreas o Brasil deve investir. Certamente, as prioridades estarão no setor de tecnologia e na chamada economia verde, que protege o meio ambiente. As grandes empresas estatais, como a Petrobras, também voltarão a apoiar a industrialização.

5. Fortalecimento do setor cultural e da economia criativa

Outra aposta de Lula é no fortalecimento da cultura e da economia criativa para gerar empregos. Lula se comprometeu a não só recriar o Ministério da Cultura como também instalar comitês para o setor em cada capital. “É preciso que a gente veja a cultura como uma indústria de produzir cultura e riqueza neste país. A gente não pode achar que colocar dinheiro na cultura é gasto”, disse Lula.

6. Cuidado com o emprego no campo

Não é só na cidade que precisamos gerar emprego. No campo também. Por isso, a reforma agrária será retomada, garantindo terra para os pequenos agricultores. E haverá também apoio financeiro para essas pequenas propriedades e para as cooperativas agrícolas. Assim, além de reduzir o desemprego no campo, o país aumentará a produção de comida, o que ajuda a combater a fome.

7. Garantia de direitos

A reforma trabalhista feita por Temer foi horrível para os trabalhadores. Não gerou emprego e só retirou direitos. Lula vai se reunir com sindicatos e empresários para criar uma nova legislação trabalhista, que proteja os trabalhadores, dando especial atenção aos autônomos, aos que trabalham por conta própria, aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas, ao teletrabalho e home office e aos trabalhadores por aplicativo. Também vai restabelecer o acesso gratuito à Justiça do Trabalho. 

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast