Lula em Betim: Brasil melhora com um governante que olha para o povo

Ex-presidente, que deu dignidade a afetados pela hanseníase com lei de pensão, reencontra hansenianos em ato emocionante: ‘o dia mais feliz de 2018’

Ricardo Stuckert

Ex-presidente Lula reencontra grupo de hansenianos de antiga colônia em Betim, Minas Gerais

A segunda visita do ex-presidente Lula na viagem que faz nesta-quarta-feira (21) a Minas Gerais foi à cidade de Betim, na antiga colônia Santa Isabel. “Esse está sendo meu dia mais feliz em 2018. Volto pra casa hoje com a certeza que vocês são a razão pela qual eu continuo na luta”, afirmou durante o reencontro com cem hansenianos, muitos dos quais recebeu quando era presidente, no Palácio do Planalto, em 2007.

Naquele dia histórico, Lula sancionou a Lei que concedeu pensão especial, mensal, vitalícia e intransferível aos atingidos pela hanseníase e que foram submetidas a isolamento e internação compulsórios em colônias até 1986. “Tenho um imenso orgulho de ter sido o primeiro presidente a receber os hansenianos, quando assinamos a lei da aposentadoria de vocês.”

Simbolicamente, o local que antes funcionava como colônia agora foi tomado por homens e mulheres emocionados em receber e defender Lula e a democracia. “Ele foi eleito, humilde, simples, e trabalhou com honestidade. Seu coração é tão grande que fez com que os hansenianos de colônias de todo o Brasil fossem recompensados”, afirmou João do Carmo.

“Eu, por exemplo, entrei aqui na colônia com 9 anos de idade, e agora estou com 83. Por isso estamos felizes e quero pedir a Deus que derrame sua benção sobre o presidente Lula.”

“Os hanseianos do país são solidários ao senhor porque tiveram vez no seu governo. Esse povo que está aqui ganhou dignidade”, disse José Augusto da Silva.

“Depois que o senhor virou presidente eu tenho duas sobrinhas que hoje são universitárias, e nós não podemos perder aquilo que foi conquistado”, contou. “O ódio que eles demonstram todo dia é porque nós tivemos a capacidade de permitir que um filho de hanseniano vá pra faculdade”, completou Lula em sua fala.

“Vocês sobreviveram isolados, como esquecidos. Eu vejo as sequelas e tenho a certeza de que vocês têm muito mais amor pela vida do que muita gente.”

“Não é possível que exista um aparelho no mundo que possa dizer a emoção que eu estou sentindo”, afirmou o ex-presidente, que lembrou da história, marcada por estigmas e preconceitos, da doença no Brasil. “Fui para algumas cidades e existe muita gente que viveu escondido numa colônia, que tinha moeda própria porque não podia sair, e isso a gente nunca admitiu.”

“A gente não pode desanimar.” Foi o recado enviado pelo ex-presidente aos mineiros e mineiras de Betim. “Quem governa este país tem que saber que o Brasil não é construído por quem mora em apartamento chique. Este país é construído por quem está escondido trabalhando por todos os lugares.”

A coragem que diferencia o legado dos governos do PT foi a de colocar os filhos de pobres, hansenianos, analfabetos nas universidades, lugar historicamente dedicado aos filhos das elites. “Eu acho que nós temos que perceber o quanto o Brasil melhora quando a gente tem um governante que olha para o povo.”

A diferença se faz ver nas ações de um governo ilegítimo, que trata o empréstimo de dinheiro para empresas como investimento e a saúde como gasto. “Eles não sabem que cuidar da saúde do povo é o maior investimento?”

Emocionado, Lula tirou da multidão que o assistia animada forças para seguir sua luta. “Eu quero dizer a vocês que este é o meu melhor dia de 2018. Volto para casa com a alma tranquila, pois tenho a certeza de que vocês são a razão para eu continuar seguindo e acreditando.”

Veja como foi o encontro de Lula com hansenianos

Lula participa de encontro com antiga colônia de hansenianos

Publicado por Lula em Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018