Lula encerra caravana em SE como condutor de sonhos e esperança

Após ato com inúmeras homenagens e muito calor do povo sergipano, em Aracaju, Lula segue viagem rumo a Alagoas

Ricardo Stuckert

Lula no ato em Aracaju, último da caravana Lula Pelo Brasil em Sergipe

Em um ato cheio de homenagens, emoção e muito carinho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou, nesta terça-feira (22), a passagem da caravana Lula Pelo Brasil em Sergipe, sendo o portador de sonhos e esperança do povo nordestino e de todo o Brasil.

“Se não fosse a esperança de vocês, o Lula seria apenas mais um para a história desse país. Vocês não têm que agradecer ao Lula. Vocês têm que agradecer a cada um de vocês, porque sem vocês não existiria Lula”, disse o ex-presidente ao público que lotou o Iate Clube de Aracaju (SE).

“Eu gostaria de ser o portador de sonhos e de esperança. Porque sem esperança a gente não vai a lugar nenhum. A gente tem que levantar todo santo dia tendo esperança que o dia será sempre melhor. E mesmo quando não for melhor, a gente não tem de reclamar. É isso que eu aprendi com minha mãe. Quantas vezes a gente não tinha o que comer, quantas vezes chovia e entrava água em casa? Eu nunca vi a minha mãe reclamar, ela sempre falava amanhã vai melhorar”, lembrou.

Lula recebeu diversas homenagens do povo local, como dois jovens que se formaram em Medicina e subiram ao palco para abraçar o ex-presidente.

“Esses jovens que se formaram em Medicina, o único agradecimento que eu quero deles é que eles não virem médicos mercenários. É que eles devolvam aprendizado que tiveram por conta do estado brasileiro para dar atendimento aos mais pobres”,  afirmou, lembrando do Mais Médicos, criado pela presidenta eleita Dilma Rousseff, e criticando o fim do Farmácia Popular, anunciado pelo governo golpista de Michel Temer.

 

A jovem Iva Mayara, que foi beneficiária do Bolsa Família, subiu ao palco e devolveu o cartão do programa ao ex-presidente. Ao falar sobre a mulher, Lula criticou o golpista Michel Temer: “é uma pena que ela não devolveu o cartão para o Temer, porque o Temer não tem coragem de vir no meio do povo”.

“Vocês viram a história dessa moça. A verdade que a gente tava vendendo era esperança com o Bolsa Família. Eu vou seguir a caravana sem ódio e sem rancor. Na minha alma não existe mais espaço para ódio, raiva e vingança. Eu não tenho ódio nem do Moro. Todo dia eu estou agradecendo a Deus pelos dias que ele vai me dar pela frente”, disse.

Lula voltou a falar sobre o objetivo da caravana Lula pelo Brasil: conversar com as pessoas, olhar nos olhos no povo e dizer que “temos condições de mudar o Brasil”.

“Eu vivi um momento de ouro nesse país, que era mais respeitado no mundo. Não tem nada mais sagrado do que uma mãe ter café, almoço e janta para seus filhos. Ter o dinheiro do seu suor. Do que uma mulher ter uma profissão, se formar e trabalhar e não depender de viver com o homem por causa de um prato de comida. Não há nada mais sagrado do que a liberdade da gente tomar decisão e de agora a gente ver os negros na universidade”.

“É esse país que nós temos que ter esperança de construir. Eu saio daqui depois de passar em várias cidades, de conversar com muita gente, eu saio daqui para dizer para vocês que eu levo de Sergipe a mais grata lembrança e um carinho que poucas vezes um ser humano pode receber”, finalizou Lula, lembrando da história do companheiro Marcelo Déda.

“A primeira vez que eu estive em Sergipe acho que foi 1985. Tinha um moleque metido aqui chamado Marcelo Déda que se meteu a ser candidato. Aquele menino que tinha apenas 25 anos virou governador desse estado. O amigo que jamais imaginou ser vereador, terminou virando presidente da República”, afirmou Lula, emocionando a todos os sergipanos.

Sobre uma possível candidatura em 2018, Lula mandou um recado aos opositores: “não se preocupem com o Lula. O Lula é uma pessoa. O que eles têm que se preocupar são com milhões e milhões que pensam como Lula e querem mudar o país.

A caravana da esperança

Eliane Aquino, vice-prefeita de Aracaju e esposa de Déda, também falou sobre a importância de renovar a esperança. “É isso que a gente quer que volte, presidente. Estamos hoje sofrendo porque nós não temos mais o que acreditamos, as políticas que são de inclusão do nosso povo”.

“isso tudo nós tínhamos no seu governo. Nesses dois dias que nós rodamos o interior, se eu puder falar o que eu vi em cada rosto, eu falo que é esperança. Sergipe não se rende, não se vende e é digna de homens e mulheres trabalhadores”, concluiu.

O presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, acompanhou Lula em todas as cidades pelo estado e falou sobre como a caravana pode influenciar na condução política local. “Depois da caravana, quando atravessar o São Francisco, nós vamos começar a caravana da construção do projeto de Sergipe com o envolvimento de todos. Vamos ajudar a fazer do Brasil uma grande nação”.

O aniversariante do dia, deputado João Daniel, recebeu até o canto de “parabéns para você” durante o evento. Ele completou 60 anos nesta terça e comemorou com a caravana. “Essa caravana é muito importante para a democracia no Brasill, para levantar o povo brasileiro, para dizer que nosso país pode dar a todos homens e mulheres o direito a se alimentar, estudar, ter saúde, reforma agrária, casa”.

O coordenador da caravana e vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo, tem acompanhado Lula desde o início da viagem e falou sobre como o projeto tem mexido com o povo. “É a caravana da esperança de Lula, que está mexendo com o Brasil e com nossa gente. Eles estão com medo do povo do Brasil e de Sergipe”, disse Marcio, sobre os opositores.

Por Clarice Cardoso, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast