Lula fortalece laços com Reino Unido e obtém apoio para proteção da Amazônia

Na agenda antes da coroação do Rei Charles III, presidente reuniu-se com o primeiro-ministro Rishi Sunak, em Londres, nesta sexta (5). Britânicos contribuirão com o Fundo Amazônia em R$ 500 milhões

foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula, ao lado do primeiro-ministro Rishi Sunak, nesta sexta-feira (5)

Dando sequência à agenda de recuperação do Brasil, depois de ter virado um pária na geopolítica mundial, o presidente Lula desembarcou, nesta sexta-feira (5), em Londres, na Inglaterra, onde vai participar da coroação do Rei Charles III. Logo na chegada, Lula foi recebido pelo primeiro-ministro, Rishi Sunak, com quem tratou de relações comerciais e de temas ligados ao meio ambiente. O encontro rendeu bons frutos: após a reunião, Sunak anunciou que o Reino Unido irá investir no Fundo Amazônia com uma contribuição de R$ 500 milhões.

“Esta é a retomada das relações do Brasil com o mundo, após um período de isolamento”, declarou Lula, ao agradecer os esforços do Reino Unido pela preservação ambiental. “Temos interesse em discutir formas de aumentar nosso relacionamento comercial”, disse o presidente.

“O primeiro-ministro sabe que o Brasil ficou isolado durante, praticamente, seis anos”, lembrou Lula. “E nós, agora, queremos retomar, primeiro, uma discussão comercial, que eu acho que há possibilidades enormes de crescer”, salientou.

Lula reafirmou o compromisso do Brasil em zerar o desmatamento no país até 2030 mas também cobrou das nações desenvolvidas sua contrapartida nos esforços globais para reduzir o aquecimento do planeta.

O Brasil é um dos países que detém uma grande reserva florestal, o Brasil tem participado de todos os encontros que discutem a questão do clima, temos o compromisso em ter desmatamento zero na Amazônia até 2030. E o que tenho falado para todas as autoridades dos países ricos: é preciso cumprir os acordos feitos nas COPs”, insistiu.

Sunak frisou que a entrada do Reino Unido no Fundo Amazônia é um “reconhecimento ao trabalho e liderança” do presidente brasileiro na agenda da preservação ambiental.

Atualmente, o Brasil é o quarto país que mais recebe recursos do International Climate Finance (ICF), o principal programa britânico para financiamento de projetos no setor ambiental. A verba é estimada em 260 milhões de libras, cerca de R$ 1,4 bilhão.

“Além do futebol”

“Além do futebol, temos muita coisa em comum”, brincou o primeiro-ministro. “Seja aumentando nossas relações econômicas e o nosso fluxo comercial, mas também combatendo a mudança climática”, elencou Sunak.

“Os países mais pobres precisam, efetivamente, receber ajuda para manter a floresta em pé e o clima que a sociedade precisa”, reiterou Lula.” Eu estou muito otimista e estou agradecido por estar aqui. Essa reunião bilateral é muito importante para nós”.