Lula convida espanhóis a investir no Brasil: “Oportunidades extraordinárias”

Lula chegou nesta terça-feira (25) à Espanha, segundo país com mais investimentos no Brasil. “A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”, disse

Ricardo Stuckert/PR

Lula discursa para empresários e a vice-presidenta Nadia Calviño

Após uma frutífera visita a Portugal, onde abriu novos negócios para os aviões fabricados pela Embraer e firmou vários acordos de cooperação nas áreas social, da educação e da saúde, o presidente Lula chegou, nesta terça-feira (25), à Espanha.

Ao longo da tarde, Lula cumpriu uma agenda que incluiu encontros tanto com representantes de sindicatos quanto com empresários, que o esperavam no Fórum Brasil-Espanha, realizado na Casa das Américas, em Madri.

Ao discursar logo após a ministra de Assuntos Econômicos e vice-presidenta da Espanha, Nadia Calviño, Lula garantiu que os empresários espanhóis terão excelente retorno se continuarem apostando no Brasil. Hoje, a Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil.

“A estabilidade política e o crescimento da economia brasileira voltarão a trazer excelente retorno às empresas espanholas”, garantiu. “Queremos atrair uma nova onda de investimentos espanhóis. O programa de investimento em infraestrutura que lançarei em maio trará oportunidades promissoras e extraordinárias”, completou.

Lula disse que, em breve, o Brasil se transformará em um verdadeiro canteiro de obras, com a modernização de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, graças à união dos setores públicos e privados, que estarão “de mãos dadas”.

Reindustrialização e acordo com a UE

Outra oportunidade será nas áreas de energia renováveis, adiantou Lula, lembrando ter recentemente visitado parques de energia eólica montados no Nordeste por um grupo espanhol.

“Também voltamos a investir no nosso bem mais precioso: o capital humano. Teremos uma estratégia nacional para a indústria do conhecimento. Vamos trazer a indústria brasileira para o século 21”, afirmou Lula, antes de pedir apoio do governo Espanhol para a concretização do Acordo Mercosul-União Europeia.

Antes de Lula, a vice-presidenta Nadia Calviño já havia manifestado apoio ao acordo, que descreveu como uma “oportunidade única”. “Não só para ampliar as relações econômicas, mas para enviar uma mensagem ao mundo”, disse.

“Podemos construir um modelo baseado na paz, no comércio, na cooperação internacional e uma ordem global baseada em regras e num desenvolvimento verdadeiramente sustentável e inclusivo para toda a sociedade”, pregou Calviño.

Retomada diplomática

A agenda de Lula na Espanha contará ainda com uma visita ao presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, e com um almoço com o rei Felipe VI no Palácio Real.

A visita é mais um capítulo da retomada diplomática iniciada logo após a posse, em janeiro. Desde então, Lula já viajou para Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, antes de Portugal e Espanha.

Além disso, diversos outros chefes de Estado estiveram na posse em 1º de janeiro e houve dezenas de eventos presenciais ou por telefone com líderes mundiais.

Da Redação, com informações do Palácio do Planalto