Lula, 100 dias: veja as próximas ações para melhorar a vida do povo

Depois de arrumar a casa, o governo Lula deixou tudo pronto para a economia crescer, gerar empregos, aumentar a renda da população e deixar o brasileiro mais feliz

freepik

O Brasil está pronto para voltar a crescer e a gerar empregos (Foto: Freepik)

Ao participar de um café da manhã com jornalistas, na quinta-feira (6), Lula disse que o começo de seu governo foi como “colocar o avião na pista”. É uma ótima comparação. Afinal, depois de retomar uma série de ações criminosamente destruídas nos últimos anos, o presidente e sua equipe deixaram o Brasil pronto para decolar.

LEIA TAMBÉM: Lula, 100 dias: veja 10 ações que estão reconstruindo o Brasil

Na segunda-feira (10), quando se completam 100 dias de governo, Lula vai não só prestar contas do que já fez, mas também apresentar os próximos passos que farão a vida dos brasileiros e brasileiras melhorar. “Minha obsessão agora é com o crescimento e com a geração de empregos”, avisou. Veja a seguir 10 medidas que serão implementadas em breve:

Salário mínimo valorizado

Falta pouco para o Brasil voltar a ter uma política de valorização do salário mínimo, com reajuste acima da inflação todos os anos. Depois de criado um grupo de trabalho para elaborar as regras, as centrais sindicais apresentaram uma primeira proposta, que está agora sendo analisada pela equipe econômica.

Salário igual para mulheres e homens

Igualdade salarial vai ser lei no Brasil. O governo Lula já enviou ao Congresso o projeto que torna obrigatório remunerar de forma igual homens e mulheres que cumprem a mesma função e têm a mesma formação.

O povo com o nome limpo

O Desenrola Brasil também está perto de sair. Faltam apenas os últimos ajustes na plataforma digital do programa que vai ajudar os brasileiros a se livrar das dívidas e limpar o nome. Já foram garantidos R$ 10 bilhões, que serão usados para garantir a renegociação das dívidas de 37 milhões de pessoas. 

Mais crédito para quem produz

O governo prepara uma política de crédito que, com a ajuda dos bancos públicos, vai estimular diferentes setores, pequenos e médios empreendedores, cooperativas, agronegócio e agricultura familiar. Vai valer a pena sonhar e produzir no Brasil.

Retomada de obras paralisadas

Logo no começo de seu governo, Lula pediu um levantamento de todas as obras paradas no país e pediu para cada um dos 27 governadores eleger as três principais para seus estados. A retomada dessas obras, além de beneficiar a população, vai gerar empregos e aquecer a economia.

Saneamento universalizado

O governo Lula já editou os decretos que permitirão a 3 mil municípios terem acesso novamente a recursos federais para obras de saneamento. Com isso, Brasil poderá alcançar a meta de garantir água tratada e esgoto para praticamente toda a população até 2033. Ao destravar as obras, milhares de empregos também serão gerados.

Menos imposto para quem ganha menos

Lembra de Lula dizer que seu governo colocaria o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda? Pois isso já começou a acontecer. A partir do próximo ano, quem ganha dois salários mínimos não vai precisar declarar imposto. E a reforma tributária está vindo para que os ricos paguem mais.

Apoio à classe média

Nos próximos quatro anos, pode anotar, a vida da classe média vai melhorar muito. A faixa de quem não paga imposto de renda vai chegar aos R$ 5 mil, o preço dos combustíveis vão ser controlados e programas sociais antes voltados para os mais pobres vão ser estendidos à classe média, como o Minha Casa Minha Vida.

Fim do teto de gastos

E o pobre no orçamento? Também já está acontecendo. O governo Lula já preparou para votar no Congresso uma medida que acaba com o teto de gastos e garante, todo ano, aumento real dos recursos para a saúde, educação e área social.

Atração de investimentos e novos negócios

Lula pôs fim ao isolamento do Brasil e já está ajudando o Brasil a retomar relações com os outros países e a atrair investimentos. Depois de visitar Argentina, Uruguai e Estados Unidos, parte na terça-feira (11) para a China, de onde certamente virão novos investimentos e negócios para as empresas brasileiras.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast